Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Comemoração retoma o alerta sobre vacinação na fase adulta

É bastante comum encontrar pais em salas de espera de postos de saúde acompanhando seus filhos para que os pequenos cumpram o calendário de vacinas necessárias durante a infância. Porém, o que não costuma ser comum e, muitas vezes, chega até a ser esquecida é a importância da manutenção das vacinas ao longo da vida, principalmente na fase adulta.

A partir dos 20 anos, o Ministério da Saúde indica receber as vacinas contra Hepatite B, Dupla Bacteriana (dT), Tríplice Viral (SCR) e Tríplice Bacteriana Acelular (dTpa), respeitando a necessidade de repetição de doses de cada uma. Segundo a docente do curso de Enfermagem da Faculdade Pitágoras de Londrina, Patrícia Maria Januário, a falta de controle por meio da carteira de vacinação é um dos fatores que dificultam o cumprimento do calendário oficial dos mais velhos. “Além disso, os maiores acabam dando atenção apenas a campanhas pontuais, como no caso de risco de epidemias por alguma doença imunoprevinível, como ocorreu em 2008 com a Rubéola, ou 2009 com o H1N1”, completa.

Além de respeitar o recebimento das aplicações, os adultos precisam estar atentos, também, às doses de cada vacina, para que o tratamento tenha continuidade e efeito. “É necessário o reforço da vacina, ou seja, o recebimento das demais doses, quando necessário, para que o nível de anticorpos ideal à memória imunológica seja mantido, a fim de proteger efetivamente o individuo imunizado”, explica a docente do curso de Enfermagem da Faculdade Pitágoras, Deise Tokano.

Confira o calendário oficial de vacinação:

20 a 59 anos

Hepatite B: 3 doses – 0, 30 e 180 dias.

dT (difteria e tétano, tipo adulto) em não vacinados: 3 doses – 0, 60 e 120 dias (e reforço a cada 10 anos).

Febre Amarela: 1 dose em não vacinados (um único reforço após 10 anos).

SRC (tríplice viral, MMR): 1 dose em não vacinados.

60 anos ou mais

Hepatite B: 3 doses – 0, 30 e 180 dias.

dT (difteria e tétano, tipo adulto) em não vacinados: 3 doses – 0, 60 e 120 dias (e reforço a cada 10 anos).

Febre Amarela: 1 dose em não vacinados (um único reforço após 10 anos).

SRC (tríplice viral, MMR): 1 doses em não vacinados.

Gripe Influenza: 1 dose anual.

Antipneumocócica 23 Valente Polissacarídica (6): dose única.

Phoenix Finardi Martins/Asimp/Unopar

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.