Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Alimentação saudável, diagnóstico precoce e tratamento adequado aumentam a qualidade de vida dos pacientes

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que mais de 6% da população mundial seja portadora do diabetes, sendo que quase metade desse número desconhece sua doença. Por essa razão o Instituto Corpore e a Secretaria de Saúde de Bela Vista do Paraíso apoiam essa causa e durante esta semana irão desenvolver diversas ações para conscientizar a população sobre os riscos da doença, celebrando o Dia Mundial do Diabetes (14/11), além de capacitar sua equipe para combater esse mal.

Diabetes é uma doença metabólica causada pela ausência ou diminuição da insulina – hormônio produzido pelo pâncreas – que acarreta um aumento anormal do açúcar (glicose) no sangue.

Por ser pouco sintomático o diabetes na maioria das vezes permanece por muitos anos sem diagnóstico. O Ministério da Saúde estima que metade dos portares da doença desconheça sua condição, e sem tratamento adequado, o diabetes favorece a ocorrência de complicações como infarto, derrame, insuficiência renal, problemas de visão e lesões de difícil cicatrização.

Quando presentes os sintomas mais comuns são: urinar excessivamente, sede excessiva, aumento do apetite, perda de peso, cansaço, vista embaçada ou turvação visual e infecções frequentes, principalmente de pele.

Ainda não há cura para o diabetes, no entanto existem vários tratamentos disponíveis. Seguindo o tratamento de forma regular o paciente portador possui qualidade de vida e saúde. O Instituto Corpore promove, em parceria com a Secretaria de Saúde de Bela Vista do Paraíso, nas unidades de saúde grupos para orientar os pacientes, os chamados Hiperdia. São encontros que as equipes do programa Estratégia Saúde da Família (ESF) promovem para apoiar e orientar os pacientes diabéticos e hipertensos.

Dicas para prevenir o diabetes

ü  O primeiro passo são hábitos alimentares saudáveis;

ü  Consumir frutas, vegetais folhosos e legumes, carne magra, laticínios desnatados ou magros;

ü  Ingerir dois litros de água diariamente;

ü  Praticar exercícios físicos com regularidade;

ü  Evitar o excesso de açúcar simples como doces e o consumo de frituras e gorduras saturadas.

Confira abaixo a programação das unidades que celebrarão o Dia Mundial do Diabetes:

Município

Tema

Palestrante

Local

Data/hora

Público alvo

Objetivo da Ação

BELA VISTA DO PARAÍSO

“VAMOS CUIDAS DA ALIMENTAÇÃO DOS DIABETICOS”

Enfermeiras do ESF:

Anna Lucia Darcin; Mariângela Cunha Correa; Aline Ramos Patricio; Marjore F Ferracin; Stefania C pontello; Magda R Magnani e Ingrid Senedese.

Equipe do NASF;

Todas as UBS:

- Santa Margarida: Espaço Cultural;

- Orlando do Rio e Centro de Saúde: Terceira Idade;

- Rosa Luppi: Barracão da igreja;

13/11/2015

Diabéticos;

Orientar quanto aos alimentos saudáveis e as possíveis complicações da doença;

 

Juliane Juski/Asimp/Instituto Corpore

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.