Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Secretaria Municipal de Educação vai promover entre os dias 16 a 20 de março a Semana do Movimento e Saúde. Ao longo da semana, alunos, professores e pais participarão de ações nas escolas municipais com o intuito de criar hábitos para uma vida saudável.

Cada escola tem autonomia para desenvolver as atividades da semana. As escolas poderão criar diversos tipos de ações como exposições, seminários, concursos de desenho, entre outros, como forma de explorar os conteúdos na prática.

“Cerca de 30 mil crianças participarão da semana que tem como objetivo despertar nos alunos e demais envolvidos o interesse por manter hábitos saudáveis e valorizar a prática de educação física”, ressaltou o coordenador pedagógico de Educação Física da SME, Junior Cesar Dias de Jesus.

A Semana do Movimento e Saúde acontece há 3 anos, sempre nas terceiras semanas dos meses de março e setembro. “Queremos que as crianças cresçam e se tornem adultos mais saudáveis”, acrescentou o coordenador.

Escola Municipal Ignêz Corso Andreazza

Na segunda-feira (16), a Escola Municipal Ignêz Corso Andreazza e o Instituto de Hematologia de Londrina (IHEL) farão a coleta de sangue para doação. Todos os pais e pessoas da comunidade poderão participar da coleta, que acontecerá das 8h às 12h na Escola, que fica na rua John Lennon, 78.

“Para nós é muito importante manter esse contato com a escola, porque com um evento como este vamos incentivar os alunos a serem possíveis doadores futuros. Mostramos a importância da doação de sangue e incentivamos o ato desde cedo”, explicou o responsável pela Captação de Doadores do IHEL, Rogério Assunção.

Nesta semana, os alunos junto com seus professores desenvolverão cartazes para divulgar o evento em postos de saúde e igrejas. “O objetivo é mostrar aos pais e alunos que devemos cooperar e nos preocuparmos com os outros. Temos 366 crianças apenas no período da manhã, então esperamos que pelo menos metade dos pais compareçam a doação de sangue”, ressaltou a diretora da Escola Municipal Ignêz Corso Andreazza, Márcia Rosana Barros.

Na sexta-feira (20), os professores de educação física da escola farão uma apresentação e darão explicações sobre primeiros socorros aos pais e estudantes. Cinco alunos e dois professores farão um teatro sobre o assunto em dois períodos, às 8h e às 17h. Os professores passaram por treinamento com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), para ajudarem na disseminação dos primeiros socorros. São esperados 125 pais em cada horário.

Doação de Sangue - Para realizar doações de sangue é necessário ter entre 18 e 69 anos. Homens devem ter mais de 50 quilos e mulheres mais de 55 quilos. Estar em boas condições de saúde, não estar de jejum, ter repousado no mínimo 6 horas. É preciso apresentar um documento com foto original ou cópia autenticada.

Existem algumas condições que impedem a doação temporariamente como: gripe, resfriado, infecção, febre, diarréia, alergia, ingestão de bebida alcoólica nas últimas 12 horas, vacina para gripe nos últimos 30 dias e hepatite nas últimas 48 horas, transfusão de sangue nos últimos 12 meses, ter feito uma tatuagem nos últimos 12 meses, ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis, ter realizado endoscopia e colonoscopia nos últimos 6 meses e gravidez (aguardar 3 meses após parto ou aborto. Mulheres amamentando só devem doar 12 meses após o parto).

Núcleo de Comunicação/PML 
#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.