Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A campanha de vacinação contra a poliomielite (paralisia infantil) em Ibiporã registrou em seu primeiro dia, no sábado (15), a aplicação de 1.262 doses em crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade. A quantidade representa 41,52% da cobertura total desta faixa etária; conforme a meta do Município, que objetiva imunizar 2.887pessoas até 31 de agosto, quando termina a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação para Atualização de Caderneta de Vacinação.

A vacina continua sendo oferecida gratuitamente em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Também estão sendo ofertadas as vacinas que compõem o calendário básico da criança, como as doses contra febre amarela, hepatite B, o rotavírus humano e também a vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba. O objetivo é atualizar a caderneta de vacinas. Por isso é importante que os pais ou responsáveis não esqueçam de levá-la. O público-alvo alvo da campanha também está sendo imunizado nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).

No último sábado, Dia Nacional de Mobilização contra a Poliomielite, seis unidades de saúde ficaram abertas das 8 às 17 horas para vacinar as crianças. Segundo a Coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Sebastiana Caetano Riechel, a adesão no primeiro dia da campanha superou as expectativas. “A média de adesão no primeiro dia das nossas campanhas costuma ser de 30%. Este ano foi de quase 42%. O tempo bom, calor e a intensa divulgação na mídia colaboraram”, pontuou Sebastiana.

Como não existe tratamento específico para a poliomielite e a única forma de prevenção é a vacina, a mesma é recomendada mesmo para as crianças que estejam com tosse, gripe, coriza ou rinite. A vacina só é contraindicada em caso de doença aguda, febre acima de 38º, hipersensibilidade conhecida a algum componente da vacina, criança que no passado tenha apresentado qualquer reação vacinal ou imunologicamente deprimida ou que tenha algum familiar na residência imunodeprimido. A eficácia fica em torno de 90% a 95%.

Poliomielite

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria dos casos, a criança não vai a óbito quando infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada pelo poliovírus e a infecção se dá, principalmente, por via oral. 

O Brasil está livre da poliomielite desde 1990 e, em 1994, o país recebeu, da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), a Certificação de Área Livre de Circulação do Poliovírus Selvagem em seu território. Entretanto, nove países registraram casos em 2014 e 2015. Em três países - Nigéria, Paquistão e Afeganistão - a poliomielite é endêmica. Nos outros seis (Somália, Guiné Equatorial, Iraque, Camarões, Síria e Etiópia) os casos registrados da doença foram decorrentes de importação do poliovírus selvagem. Por isso, a vacinação é fundamental para que casos de paralisia infantil não voltem a ser registrados no Brasil.

Esquema sequencial para crianças que iniciam a vacinação contra a poliomielite

 Idade

Qual a vacina

2 meses

Vacina inativada poliomielite – VIP

4 meses

VIP (injetável)

6 meses

Vacina oral poliomielite – VOP

15 meses

VOP (reforço)

Serviço

Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite

Período: 15 a 31 de agosto em todas as UBSs

Para crianças de 6 meses até 4 anos, 11 meses e 29 dias de idade

Levar carteira de vacinação para atualização do esquema vacinal

Núcleo de Comunicação Social – PMI. Com informações do Ministério da Saúde.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.