Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Dando continuidade à programação do “Outubro Rosa”, movimento mundial de conscientização sobre o câncer de mama, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos Jardins Bom Pastor, John Kennedy, Pérola e Centro de Saúde Dr. Eugênio Dal Molin estarão abertas no próximo sábado (24) para realização de coleta de preventivo e exame clínico das mamas. Os exames serão realizados em mulheres de 25 a 64 anos que não fazem o exame há mais de um ano.

As interessadas devem agendar o seu exame até sexta-feira (23), na própria UBS. No dia da coleta portar RG, CPF, Cartão SUS e cartão da unidade de saúde. “Realizamos no sábado para oportunizar as mulheres que trabalham durante a semana a chance de dedicarem um tempo para cuidar da saúde”, explica a enfermeira responsável pelos Programas de Saúde da secretaria de Saúde, Carolina Santana Siqueira.

De acordo com Carolina, o foco da campanha são especialmente as mulheres com mais de 50 anos, ou que tiveram maternidade tardia ou possuem histórico familiar da doença. A recomendação no Brasil, atualizada em 2015, é que mulheres entre 50 e 69 anos façam uma mamografia a cada dois anos.

Desde o início do mês a Administração Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, realiza uma série de atividades para conscientizar a população sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e colo uterino. Segundo Carolina, esta semana enfermeiros da Secretaria de Saúde ministrarão palestras a funcionárias de algumas empresas de Ibiporã sobre saúde da mulher, Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e aferição da pressão arterial. As UBSs também estão reservando um dia da semana para oferecer uma programação diferenciada às usuárias, com agendamento de exames, realização do Teste Rápido para DSTs/Aids, orientação nutricional e psicológica. “Pedimos que aquelas que ainda não agendaram seus exames procurem a UBS de sua área, pois muitas estão atendendo até mais tarde”, orienta a enfermeira.

No sábado (10), a equipe da Secretaria da Saúde em parceria com a Associação Comercial e Empresarial de Ibiporã (Aceibi), juntamente com o Conselho da Mulher Empresária, e o apoio da Coordenadoria das Associações Comerciais e Industriais do Paraná (Cacinp), realizaram ações de conscientização e divulgação do “Outubro Rosa” entregando cartilhas à população e adesivando mais de 400 carros que passaram pelo centro de Ibiporã. Fachadas das unidades de saúde e órgãos públicos de Ibiporã estão decorados com faixas cor-de-rosa em apoio ao movimento internacional de mobilização contra o câncer de mama.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, respondendo por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença. Somente para este ano o órgão estima 57.120 novos casos da patologia. Contudo, quando detectada na fase inicial, as chances de cura são de mais de 90%.

A secretária de Saúde, Leilaine Furlaneto, alerta que um em cada três casos de câncer pode ser curado se for descoberto em sua fase inicial. "O câncer de mama não dói, mas apresenta alguns sintomas, como aparecimento de nódulo, alteração na forma ou tamanho da mama, saída de secreção pelo mamilo. É importante que a mulher esteja atenta a estas alterações e se percebê-las procurar um médico o mais rápido possível", orienta Leilaine.

Conforme o Inca, estima-se que por meio da alimentação, nutrição e atividade física é possível reduzir em até 28% o risco de a mulher desenvolver câncer de mama. Controlar o peso corporal e evitar a obesidade, por meio da alimentação saudável e da prática regular de exercícios físicos, e evitar o consumo de bebidas alcoólicas são recomendações básicas para prevenir o câncer de mama. A amamentação também é considerada um fator protetor.

O QUE É O CÂNCER DE MAMA?

É o crescimento desordenado (maligno) de células da mama que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se para outras regiões do corpo (metástase). O câncer de mama é o mais frequente e uma das principais causas de morte em mulheres.

PREVENÇÃO E DIAGNÓSTICO PRECOCE

É possível diminuir o risco de a mulher apresentar o câncer de mama durante a sua vida por meio da adoção de hábitos saudáveis, tais como:

- Alimentação saudável;

- Atividade física;

- Controle do peso corporal;

- Não consumir bebida alcoólica e cigarro

PRINCIPAIS SINTOMAS:

- Aparecimento de um nódulo na mama ou axila;

- Alteração na forma ou tamanho da mama;

- Alteração no aspecto da pele da mama ou do mamilo;

- Saída de secreção pelo mamilo

FATORES DE RISCO:

- Ter mais de 50 anos;

- Maternidade tardia;

- Tratamento com hormônios femininos;

- Histórico familiar;

- Uso de álcool e fumo

Campanha de prevenção ao câncer de mama e colo uterino

24/10 - Sábado

UBS Bom Pastor – 8 às 13 horas

UBS Kennedy – 8 às 12 horas

UBS Jd. Perola – 8 às 14 horas

Centro de Saúde Dr. Eugênio Dal Molin (Posto Central) – 8 às 16h

***Agendar a coleta do preventivo até sexta-feira  (23/10)

*** No dia da coleta portar RG, CPF, Cartão SUS e cartão da unidade de saúde

Núcleo de Comunicação Social/PMI

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.