Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Meninas de 11 a 13 anos já podem procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Ibiporã para tomar a segunda dose da vacina contra o HPV, que protege contra o câncer de colo de útero, terceiro tumor mais frequente na população feminina, atrás do câncer de mama e do colorretal, e a terceira causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.

A aplicação da segunda dose, seis meses após a primeira, é fundamental para garantir a imunização contra o HPV até que receba a dose de reforço, em cinco anos. Para se vacinar, basta comparecer à unidade de saúde mais próxima da residência com a carteira de vacinação.

O Ministério da Saúde passou a ofertar a vacina no Sistema Único de Saúde (SUS) em 10 de março. De acordo com a coordenadora de Vigilância Epidemiológica e do Programa de Imunização da Secretaria municipal de Saúde, Sebastiana Caetano Riechel, 758 de um total de 1214 adolescentes nesta faixa etária tomaram a primeira dose da vacina. “Nossa meta é atingir 95% desta população, por isso, a vacina também estará disponível para quem não tomou a primeira dose. A vacina oferecida pelo (SUS) é quadrivalente, oferecendo proteção contra quatro subtipos do HPV: 6, 11, 16 e 18. Os tipos 16 e 18 são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer de colo de útero em todo o mundo e os subtipos 6 e 11 por 90% das verrugas anogenitais.

A vacina contra o HPV para as meninas do primeiro grupo (11 a 13) estará disponível na rede municipal de saúde até o final de dezembro. Em 2015, a vacina passa a ser oferecida para as adolescentes de 9 a 11 anos e, em 2016, às meninas de 9 anos.

Tomar a vacina na adolescência é o primeiro de uma série de cuidados que a mulher deve adotar para a prevenção do HPV e do câncer do colo do útero. No entanto, ela não substitui a realização do exame preventivo e nem o uso do preservativo nas relações sexuais. O Ministério da Saúde orienta que mulheres na faixa etária dos 25 aos 64 anos façam o exame preventivo, o Papanicolau, a cada três anos, após dois exames anuais consecutivos negativos.

SOBRE O HPV – É um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto. Estimativas da Organização Mundial da Saúde indicam que 290 milhões de mulheres no mundo são portadoras da doença, sendo 32% infectadas pelos tipos 16 e 18.  Em relação ao câncer de colo do útero, estudos apontam que 270 mil mulheres, no mundo, morrem devido à doença. Neste ano, o Instituto Nacional do Câncer estima o surgimento de 15 mil novos casos.

Caroline Vicentini – Núcleo de Comunicação Social – PMI

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.