Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Além de disponibilizar a vacina nas UBSs, pessoas entre 15 e 27 anos serão vacinadas nas escolas. Meta é imunizar 8.800 jovens na primeira etapa da campanha

Além de disponibilizar a primeira dose da vacina contra a dengue em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Ibiporã imunizará gratuitamente o público-alvo da campanha - jovens e adultos com idade entre 15 e 27 anos, 11 meses e 29 dias, residentes no município, nas escolas públicas e particulares. Além disso, nos dias 27 de agosto e 3 de setembro – um sábado – todas as UBSs estarão abertas exclusivamente para vacinar esta população. Já no dia 28, domingo, haverá vacinação no período da manhã na Praça Pio XII. (área central).

A Campanha Estadual de Vacinação contra a Dengue começou dia 13 e segue até 03 de setembro. Desde o início da mobilização até agora 1.654 pessoas foram vacinadas em Ibiporã – 14,80% de cobertura vacinal. O município recebeu 11 mil doses da vacina. A meta é imunizar 80% do público-alvo da campanha. A escolha deste grupo se baseou em um estudo epidemiológico da Secretaria da Saúde que apontou que 30% do total de casos de dengue do Estado ocorrem nesta faixa etária.

Para se imunizar é necessário apresentar os seguintes documentos: documento oficial com foto, comprovante de residência, carteira de vacinação e cartão SUS, caso possua. No site vacinadengue.saude.pr.gov.br é possível realizar um pré-cadastro. A medida visa facilitar o atendimento nas unidades de saúde que ofertam a vacina, pois agiliza o processo para a aplicação das doses.

A vacina será aplicada em três doses, com um intervalo de seis meses entre cada aplicação. Além desta primeira etapa, em agosto, haverá ainda novas campanhas em fevereiro de 2017 e agosto de 2017. As principais contraindicações são para gestantes, mulheres que amamentam, pessoas com baixa imunidade congênita ou adquirida, pessoas em tratamento com antibióticos e corticoides e pessoas em tratamento de radioterapia e quimioterapia. Não há restrições a quem possui alergia a proteína do leite ou ovo. Mesmo quem já teve dengue e está na faixa etária indicada para receber a vacina deve ser vacinado porque a reinfecção por dengue aumenta a chance de agravar a doença.

Além de Ibiporã, outros 29 municípios estão sendo contemplados nesta primeira etapa da campanha. O Governo do Estado investirá R$ 50 milhões na aquisição de 500 mil doses da vacina. O Paraná é o primeiro das Américas a fazer uma campanha pública contra a dengue. A Dengvaxia, vacina produzida pela empresa francesa Sanofi Pasteur é pioneira no mundo e foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em dezembro de 2015, depois de 20 anos de pesquisa e a comprovação de sua efetividade (eficácia global de 66%). É indicada para prevenção da dengue causada pelos sorotipos 1, 2, 3 e 4 para pessoas entre 9 e 45 anos, vivendo em áreas endêmicas.

Segundo o governador estadual, a vacinação deste ano terá impacto efetivo no próximo verão, visto que a primeira dose já concede proteção à doença, evitando assim novas epidemias. Com a incorporação da vacina em municípios epidêmicos, será possível diminuir a circulação viral de dengue no Estado, protegendo indiretamente também as pessoas não imunizadas.

A incidência de dengue no Paraná aumentou três vezes de 2013 a 2015. Em relação ao último período epidemiológico (agosto de 2015 a julho de 2016), o número de casos de dengue cresceu 55%. Mais de 80% da população do Estado, cerca de 9 milhões de pessoas, vive em áreas com circulação viral.

Cuidados com a dengue

Mesmo com a vacina, a população deve continuar com o trabalho de eliminação da água parada, ambiente propício para a formação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor além da dengue, da zika e febre chikungunya.O município renovou por mais seis meses a contratação de 12 agentes de endemias para dar continuidade ao trabalho de identificação e remoção dos criadouros e orientações à população.

Ibiporã enfrentou epidemias de dengue em 2011, 2013, 2014, 2015 e 2016. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estabelece como parâmetro para caracterização de epidemia incidências iguais ou superiores a 300 casos confirmados para cada grupo de 100 mil habitantes. Atualmente, a incidência é de 2.791,92 casos/100 mil habitantes. De acordo com o setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, Ibiporã registrou de janeiro até agora, 2.313 casos notificados, sendo 1.431 positivos, todos autóctones (contraídos no próprio município). Também foram diagnosticados cinco casos de zika vírus.

Campanha de vacinação contra a dengue

Quando: 13 de agosto a 03 de setembro

Público-alvo: Jovens entre 15 e 27 anos

Local: Todas as UBSs

Horário de funcionamento das UBSs durante a semana:

Bom Pastor, Pérola e Serraia - 8 às 16h30

San Rafael e Vila Esperança - 8 às 17h30

Jardim John Kennedy e Taquara do Reino - 8 às 16h

Centro de Saúde Dr. Eugênio Dal Molin – 8 às 19h30

Nos dias 27/08 e 03/09 (sábado) as UBSs da zona urbana estarão abertas das 9 às 17 horas. Já as da zona rural (Jardim John Kennedy e Taquara do Reino), das 9 às 12 horas. No dia 28/08 (domingo) vacinação na Praça Pio XII das 8 às 12 horas.

- Levar documento oficial com foto, comprovante de residência, carteira de vacinação e Cartão SUS. Pré-cadastro no site vacinadengue.saude.pr.gov.br

NC/PMI

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.