Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Parceria com o Senai permitiu aprovação de recursos para desenvolvimento do projeto

A empresa londrinense Gelt Tecnologia e Sistemas, especializada em oferecer soluções usando recursos tecnológicos e integrante do Arranjo Produtivo Local (APL) em Tecnologia da Informação, solidificou sua parceria com o Senai no Paraná por meio do Edital de Inovação. O projeto, denominado Cardiocare, foi aprovado com um recurso superior a R$ 600 mil para o desenvolvimento do produto inovador.

A camiseta CardioCare é feita de tecido tecnológico que permite o monitoramento cardíaco pelos médicos, de forma contínua. O objetivo é medir as derivações de dados cardiológicos de eletrocardiogramas digitais e portáteis, com cartão de memória, de 1 a 12 canais.

Quando vestida, a camiseta oferece fácil manuseio, com sensores que já estão na posição correta de leitura, sendo de fácil retirada, lavável, sem necessidade de troca de sensores.

O produto foi desenvolvido visando o diagnóstico precoce ou uma tendência aos problemas cardíacos, facilitando o tratamento preventivo e melhorando a qualidade de vida e a longevidade do ser humano. Outro benefício que traz o CardioCare é a possibilidade de melhorar o condicionamento cardiovascular e o monitoramento, em tempo real, do estresse muscular do sistema cardíaco para treinamento de atletas de todos os níveis, aumentando seus resultados sem risco direto para o coração.

Além disso, o equipamento pode monitorar profissionais como pilotos de avião, motoristas de caminhão ou ônibus, entre outros que atuam em profissões de risco, na tentativa de evitar acidentes.

“Esse projeto nos ajuda a consolidar o Instituto Senai de Tecnologia (IST) da Informação e Comunicação como provedor de soluções inovadoras para a indústria.  Parceiros como a Gelt são imprescindíveis para o sucesso dos projetos”, diz Silvana Mali Kumura, coordenadora do IST em Londrina.

A consultora e gestora do projeto do IST de Londrina, Andrea Meneghetti Zatta, apresentou as pesquisas parciais do produto no Congresso Sense & Sensibility, realizado recentemente em Lisboa. Andrea reforça a importância de ações como essa, uma vez que validam a Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) do Senai e dão visibilidade às empresas, incluindo novas prospecções em parceria e mercado.

A apresentação propiciou questionamentos dos participantes e a descoberta de que o Departamento de Ciência e Tecnologia Têxteis da Universidade de Beira do Interior, em Portugal, também desenvolve pesquisa relacionada. “Esses contatos realizados durante as apresentações estabelecem uma rede de troca de informações muito significativas para o projeto e parceria para novas investigações”, afirma Andrea.

Asimp/Fiep

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.