Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Com o tema “Segurança do Paciente na Prática Profissional”, será realizado nos próximos dias 18 e 19, na Universidade Positivo (UP), em Curitiba, o 17º Encontro de Enfermagem da Região Sul (17º EnfSul), voltado para profissionais de enfermagem e outros da área da saúde.

O 17º EnfSul visa promover a discussão do desenvolvimento de estratégias para a implementação da cultura de segurança do paciente nos vários ambientes de atenção à saúde/enfermagem. Para tanto, serão realizados cursos, conferências, mesas redondas e exposição de pôsteres, visando à atualização dos conceitos e das Normas Brasileiras para Segurança do Paciente e definição de estratégias para a implantação dos Núcleos de Segurança em serviços de saúde da Região Sul.

Promovido pela Associação Brasileira de Enfermagem Seção Paraná (ABEn-PR) e Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente (REBRAENSP/PR), com o apoio do Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (Coren/PR) e Universidade Positivo, o evento ainda pretende Identificar responsabilidades ético-profissionais, legais e sociais dos profissionais da Enfermagem, em especial do enfermeiro, no desenvolvimento e disseminação da cultura de segurança do paciente nos diversos campos de atuação, desde o ensino, assistência, pesquisa até a gestão.

A abertura solene será realizada no dia 18, às 14 horas, no Bloco Azul da UP.

Programação -  No primeiro dia do 17º EnfSul serão realizados os cursos “Programa Nacional de Segurança do Paciente: metas e protocolos”, a ser ministrado pela enfermeira da Secretaria de Saúde de Ponta Grossa, Mariane Cavalheiro, e pelo médico  Leonardo Cavadas Soares, do Hospital Pequeno Príncipe, e “Notificação de Indicentes”, a cargo da enfermeira da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná, Lúcia Helena Bisetto; a conferência “Construção da Cultura de Segurança do Paciente para a Prática da Enfermagem”, por Mariane Cavalheiro, coordenadora do Pólo da REBRAENSP no Paraná, sob a coordenação da presidente da ABEn-PR, Denise Faucz Kletemberg, e mesa redonda “Ensino e Pesquisa sobre Segurança do Paciente”, a ser desenvolvida pelas enfermeiras  Maria Angélica Pizani, do Instituto Federal do Paraná (IFPR), e Elaine Drehmer de Almeida Cruz, da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A coordenação do trabalho será da diretora da ABEn Nacional, Margarita Ana Rubin Unicovsky.

Na sexta-feira (19), sob a coordenação da presidente do Coren/PR, Simone Peruzzo, será realizada a mesa redonda “Segurança do paciente: responsabilidade legal e ética dos profissionais de saúde/enfermagem”, com a participação das enfermeiras Angela Maria B. Ortigão, Conselheira do Coren-SC, e Janyne Dayane Ribas, Conselheira do Coren/PR. O painel “Núcleo de Segurança do Paciente: como implantar?” será coordenado pela presidente da ABEn-SC,  Maria Lígia Bellaguarda, pelas enfermeiras  Luciane Aparecida Zanetti, do Hospital Nossa Senhora das Graças, e Vivian Patrícia Raksa, da Secretaria de Saúde do Paraná. Ainda haverá a mesa redonda “Sistematização da Assistência de Enfermagem e a segurança do paciente” coordenada pela diretora da ABEn-PR e da REBRAENSP/PR, Raymunda Viana Aguiar, que terá como debatedoras as enfermeiras Marcia Regina Cubas, da PUCPR e Comissão da Sistematização da Assistência de Enfermagem da ABEn Nacional, e Maritê Inês Argenta, de Santa Catarina.

Mais informações no site www.aben.eventos,com.br/17enfsul

Ascom Coren/PR

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.