Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Londrina vai sediar o 1º Encontro Regional para a Conscientização sobre o Lúpus, no dia 4 de julho, das 8 às 12 horas, na Câmara Municipal de Londrina, Rua Governador Parigot de Souza, 145.  Na programação estão previstas cinco palestras sobre o lúpus, doença autoimune, mais frequente em mulheres, caracterizada pela formação de autoanticorpos que agem contra os próprios tecidos do organismo. Qualquer pessoa poderá participar e as inscrições serão feitas somente no dia do evento.

A secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Sônia Medeiros, disse que a intenção é debater sobre o lúpus e conscientizar a população de que a doença é tratável e não contagiosa, embora não tenha cura. A secretária ressaltou que  90% dos casos ocorrem em mulheres e que as discussões são importantes também para a conscientização dos doentes. “O tratamento é muito importante porque as reações da doença podem diminuir com os remédios e muitas pessoas ainda têm vergonha de falar que têm lúpus e, por isso, deixam de procurar o medicamento na rede pública”, disse.

Durante o evento estão previstas as palestras Introdução e Epidemiologia do Lúpus; Visão da Sociedade Paranaense de Reumatologia e Dados da  Biobadabrasil, objetivando popularizar a especialidade e conscientizar a população sobre o Lúpus; Manifestações Renais em Pacientes com Lúpus; Manifestações Dermatológicas em Pacientes com Lúpus e Manifestações Cardiológicas em Pacientes com Lúpus.

O evento deverá contar com a presença de Michele Caputo Neto, secretário de Saúde do Estado do Paraná; Mohamad El Kadri, secretário municipal de Saúde; Arnaldo Zubioli, presidente do Conselho Regional de Farmácia do Paraná; Antônio Caetano de Paula, presidente da Associação Médica de Londrina (AML); Marco Antonio da Rocha Loures, presidente da Sociedade Paranaense de Reumatologia e Sandra de Souza, da Associação É Hora de Viver de Londrina.

A realização é da Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, Conselho Regional de Farmácia do Estado do Paraná; Sociedade Paranaense de Reumatologia e Associação É Hora de Viver, com apoio da  Secretaria Municipal de Saúde; Câmara Municipal de Londrina; Sindicato dos Bancários de Londrina e Região e Sindicato Nacional dos Aposentados. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no telefone 3372-4106.

Dia oficial – O dia 10 de maio representa o “Dia Mundial de Atenção aos Doentes de Lúpus”. Por isso, para chamar a atenção da população sobre a doença, Londrina é a primeira cidade do Brasil a colocar a data no calendário oficial do Município. A Lei n° 12.148, de autoria da vereadora Elza Correia, foi sancionada ano passado pelo prefeito Alexandre Kireeff e institui uma Semana de Conscientização sobre Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES), de 4 a 10 maio.

Neste sentido, uma das ações realizadas este ano, foi o ato público para a conscientização sobre o lúpus, realizado no Calçadão de Londrina no dia 9 de maio. Foram distribuídos folders com informações sobre a doença e médicos reumatologistas estavam presentes para sanar as dúvidas da população. O público presente também pode aferir a pressão arterial, além de receber orientações sobre obesidade, uso não racional de medicamentos e o uso com acompanhamento médico dos remédios fitoterápicos.

Núcleo de Comunicação/PML
#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.