Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Área médica ligada à Otorrinolaringologia será tema de evento no Aurora Shopping para mais de 50 profissionais

Nesta sexta-feira e sábado, 13 e 14 de setembro, Londrina será ponto de encontro de profissionais de uma especialidade médica pouco conhecida, mas com um importante campo de atuação: a Foniatria, ligada à Otorrinolaringologia. O encontro será realizado no Centro de Eventos do Aurora Shopping.

Reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina e Associação Médica Brasileira, a  Foniatria trata de distúrbios dos sons, fonação, emissão de sons e  fala. O médico foniatra é o profissional capacitado para fazer o diagnóstico e tratamento destes distúrbios da comunicação, explica Allex Ogawa, otorrinolaringologista e professor da PUC Londrina.

O médico londrinense afirma que o foniatra deve sempre ser consultado quando o paciente – especialmente as crianças – tem dificuldade para falar, troca os fonemas (caso clássico do personagem “Cebolinha” que substitui o “r” pelo “l”), apresenta dificuldades na emissão dos sons ou mesmo mostra queda do desempenho escolar (transtorno de aprendizado).

O otorrinolaringologista que atua na área de Foniatria trabalha sempre em parceria com outros profissionais, como fonoaudiólogos, psicólogos e terapeutas ocupacionais. Entre as diversas situações clínicas que transitam no cotidiano do foniatra, estão os transtornos auditivos, incluindo-se as deficiências auditivas e de outros órgãos dos sentidos, assim como as dificuldades no processamento auditivo, transtornos de atenção e hiperatividade, transtornos do desenvolvimento (como o autismo) e até distúrbios respiratórios, locomotores, do sono e comportamentais.

O encontro médico no Centro de Eventos do Aurora Shopping, nesta sexta e sábado, terá a presença das especialistas Mariana Fávero (doutora em Otorrino na USP e com título em Foniatria) e Ana Paula Dualibi (doutora em Ciências Médicas e Biológicas da UNIFESP e especialista em Foniatria). Participarão mais de 50 profissionais de Londrina, Maringá, Cornélio Procópio, Jacarezinho, Santo Antônio da Platina, Umuarama, Paranavaí e Cianorte.

Ruth Costa Meira/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.