Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Marcha Mundial pela Conscientização da Endometriose luta pelo diagnóstico precoce, tratamento completo e gratuito, além de políticas públicas efetivas

O mês de março começou e, junto, o Março Amarelo, mês de conscientização sobre a endometriose, uma doença crônica que atinge 1 em cada 10 mulheres no país, segundo estimativas da Associação Brasileira de Endometriose e Ginecologia Minimamente Invasiva. No próximo dia 28 de março de 2020, acontecerá em todo o mundo a 7ª edição da EndoMarcha – Marcha Mundial pela Conscientização da Endometriose (EndoMarch - Million Women March for Endometriosis). O evento reúne mulheres de mais de 75 países, entre eles o Brasil, que participa desde a 1ª edição mundial, em 2014. A cidade de Londrina também participa do evento desde 2015 e, novamente, contará com realização do EndoMulheres Londrina, grupo de apoio às portadoras de endometriose.

Neste ano, a EndoMarcha Time Brasil reunirá 22 cidades de norte a sul do país: Belém, Belo Horizonte, Boa Vista, Brasília, Baixada Santista, Campo Grande, Curitiba, Goiânia, Feira de Santana, Florianópolis, Fortaleza, Leme, Londrina, Manaus, Maringá, Salvador, São Luís, São Paulo, Sorocaba, Recife, Rio de Janeiro e Uberlândia. A concentração está marcada em todo Brasil para às 9h (horário de Brasília), com início da caminhada previsto às 10h em todas as regiões. Em Londrina, a concentração da Marcha será no Calçadão (em frente ao Banco do Brasil) e segue pelas ruas do centro da cidade em direção à Concha Acústica, onde acontece o encerramento do evento.

 “A marcha é o único evento legítimo mundial de reivindicação pelos nossos direitos, pelo diagnóstico precoce e pelo reconhecimento da endometriose como doença social, com a criação de políticas públicas para que haja tratamento completo pelo SUS em pelo menos todas as capitais do país”, afirma Caroline Salazar, capitã brasileira da EndoMarcha, jornalista e autora do blog A Endometriose e Eu. A caminhada visa tirar a doença da invisibilidade e conscientizar mulheres, familiares, amigos e especialistas acerca da possibilidade de cura da doença. Pouco abordada no Brasil, a cirurgia de excisão/ressecção é a que mais apresenta chances de erradicar a doença e devolver qualidade de vida à mulher portadora da endometriose.

A endometriose é uma doença caracterizada pela presença de um tecido semelhante ao endométrio fora da cavidade uterina. Os sintomas são vários, sobretudo, cólicas menstruais fortes, inclusive, fora do período menstrual, dor durante e após as relações sexuais, com desenvolvimento da dispareunia, fadiga e cansaço extremo, inchaço abdominal, dor e ou sangue nas fezes e na urina, entre outros. Estima-se que 200 milhões de meninas e mulheres sejam atingidas pela endometriose em todo o mundo. No Brasil, a estimativa é que esse número seja superior a seis milhões de portadoras. Apesar dos altos índices, a doença é negligenciada e inviabilizada; prova disso é que a endometriose não é considerada uma doença social, o diagnóstico é tardio (leva em média de 7 a 12 anos), os tratamentos pela rede pública são praticamente inexistentes ou inacessíveis à grande maioria e as cirurgias restritas, quando realizadas.

Dia Nacional de Luta contra a Endometriose

Este ano, a Marcha celebra um grande avanço para as endomulheres brasileiras: a aprovação no último dia 19 de fevereiro, pela Câmara dos Deputados, do Projeto de Lei 3047/2019, que institui o dia 13 de março como o “Dia Nacional de Luta contra a Endometriose”, bem como a “Semana Nacional de Luta contra a Endometriose”. O dia escolhido é em homenagem à 1ª edição da EndoMarcha no Brasil e no mundo: 13 de março de 2014. O PL é encabeçado pela deputada federal Daniela do Waguinho (MDB/RJ), que, agora, sege para votação no Senado Federal e, depois, quando aprovado, deve ser sancionado pelo presidente tornando-se lei federal.

EndoMulheres Londrina

Criado em 2017, o EndoMulheres Londrina é um grupo de apoio a mulheres de Londrina e região, cujas integrantes que se conheceram por conta da endometriose. Portanto, o coletivo é independente, formado por mulheres portadoras de endometriose, e não possui nenhum vínculo político, partidário, religioso ou ideológico. O objetivo é a troca informações, desabafos e, principalmente, afeto entre as portadoras de endometriose, além da luta por políticas públicas efetivas no diagnóstico e tratamento da doença. Atualmente, a EndoMarcha é um dos principais eventos do grupo, porém, ao longo do ano, o coletivo realiza palestras e reuniões gratuitas com profissionais da área.

Marian Trigueiros/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.