Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

No Paraná, há cerca de 80 mil profissionais de Enfermagem, entre enfermeiros, técnicos e auxiliares. E, pelo menos, 20% têm renda total mensal de apenas mil reais. É menor salário na categoria na região Sul, revela pesquisa sobre o Perfil da Enfermagem no Brasil, que será lançada no dia 6 de agosto, no auditório do Hospital Zilda Arns, em Curitiba-PR.

O evento de lançamento do estudo terá a participação da pesquisadora da Fiocruz, Maria Helena Machado, coordenadora da pesquisa, do presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Manoel Neri da Silva, e da presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (Coren/PR), Simone Peruzzo, além de autoridades do setor saúde.

Para Simone Peruzzo, a situação verificada no Paraná não é diferente de outros estados, onde igualmente se constata a precarização do trabalho da Enfermagem, seja na questão de salário, de carga horária e de locais de atuação pouco adequados. “E passa também pela formação questionável desses profissionais”, acrescenta.

Por outro lado, ela diz que a pesquisa ajuda a conhecer quem são os profissionais da Enfermagem, maior força de trabalho do Sistema Único de Saúde (SUS), que acompanha e cuida do cidadão em todas seus ciclos de vida, do nascimento até a morte. Mesmo assim são invisíveis socialmente e trabalham sobre enorme pressão, sendo que boa parte cumpre duplas jornadas de trabalho para manter uma vida apenas razoável.

“É preciso que a sociedade some-se às organizações que representam a Enfermagem na busca da valorização da categoria, majoritariamente feminina, que trabalha 365 dias no ano. Mas, infelizmente, as condições de trabalho, de jornada e de salário sequer são levadas em consideração em uma mesa de negociação”, lamenta a presidente do Coren/PR.

A pesquisa, realizada pela Fiocruz, demandou 5 anos de trabalho, com o retorno de 55 mil questionários respondidos. É o maior e mais abrangente levantamento realizado com uma categoria profissional da América Latina. Foram entrevistados profissionais de todos os estados brasileiros. A pesquisa nacional foi divulgada no dia 6 de maio, em Brasília. Agora, o Cofen, a Fiocruz e o Coren/PR está divulgando as particularidades no Paraná. No País, de acordo com dados do IBGE, são 1,8 milhão de profissionais de Enfermagem.

Sílvio Oricolli/Asimp/Coren/PR

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.