Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O banner “Vigilância do Câncer Relacionado ao Trabalho: Implantação da Notificação no Município de Londrina”, das enfermeiras do Núcleo de Atenção à Saúde do Trabalhador (Nast) foi escolhido para ser apresentado em Brasília. A apresentação será na Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologias Prevenção e Controle de Doenças, a 14ª Expoepi, que acontece de 27 a 31 de outubro.

Iniciadas em Londrina em 2011 com um curso ministrado por técnicos do Instituto Nacional do Câncer (Inca), as notificações de casos de câncer foram uma ação inédita no país. Logo após, em 2013, uma equipe de enfermeiras do Nast iniciou um trabalho minucioso que aprimorou essas notificações. A equipe é composta pelas servidoras: Renata Baldo, Claudete Romaniszen, Sandra Melo, Débora Bauer, Robertha Silva e Fátima Ribeiro.

A ação consiste em coletar todo o histórico de trabalho e de vivência de pacientes internados no Hospital do Câncer de Londrina. Logo após a coleta minuciosa de informações, as enfermeiras faziam um trabalho profundo de pesquisa e análise dos dados. Desse modo, poderiam saber se determinadas práticas trabalhistas poderiam ou não estar relacionadas ao desenvolvimento do câncer. Os estudos feitos pela equipe em 2013 resultaram na notificação de 52 casos de câncer ligados ao trabalho.

De acordo com a enfermeira do Nast e uma das pesquisadoras, Renata Baldo, a escolha dos trabalhos para o congresso obedece primeiro ao nível de relevância do tema, e em segundo a originalidade e ineditismo da ação. “A forma como fazemos as notificações de câncer é inédita, nenhum outro município fazia até então. Nossa equipe já foi a diversas cidades para repassar essa inovação, que inclusive modificou o preenchimento de algumas fichas do próprio Inca.”

A equipe pretende que em um futuro próximo, os estudos desses casos de câncer possam influenciar na eliminação de práticas trabalhista perigosas no país. Por exemplo, as pessoas que trabalham com o mineral amianto, abolido em muitos países, mas que ainda é utilizada no Brasil e é responsável por causar o câncer de pulmão.

Núcleo de Comunicação/PML
#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.