Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Secretaria Municipal de Educação convocou todas as unidades escolares municipais de Londrina a participarem, nesta sexta-feira (19), de mobilização nacional de estudantes e servidores da Educação, em ações de combate ao mosquito Aedes aegypti e às doenças que ele provoca.

Esta é uma iniciativa do governo federal, denominada Dia Z na Educação, cuja intenção é que as escolas desenvolvam ações pedagógicas a fim de contribuir com a diminuição da proliferação do mosquito Aedes aegypti. Para isso, foram disponibilizados cartazes e panfletos informativos, além de materiais pedagógicos e vídeos sobre o tema.

A secretária municipal de Educação, Janet Thomas, ressaltou que a educação é um elo fundamental no combate ao mosquito, porque as ações com as crianças atingem também pais e familiares. “As crianças são nossas aliadas no combate ao Aedes aegypti, pois quando acreditam em uma ideia transmitem ao seus pais. Nossa expectativa, com estas ações, é que a noção da importância de cada um cuidar de seu espaço permeie dentro das famílias, pois a responsabilidade é de todos.”

A Escola Municipal Senador Gaspar Velloso, localizada na rua Aliomar Baleeiro, 175, Conjunto Habitacional Sebastião de Melo César, por exemplo, estará mobilizada na luta contra o Aedes aegypti durante toda a sexta-feira (19). A partir das 8 horas, representantes da Secretaria Municipal da Educação, incluindo a secretária de Educação em exercício, Teresa Cristina Canhadas, estarão presentes na escola, acompanhando as atividades. A equipe do setor de Endemias do Município também estará presente, com exposição de maquete, que demonstra o quintal certo e o errado, além de larvário com as fases do mosquito.

Ao chegarem na unidade escolar, os alunos e os servidores da Educação vão encontrar diversos tipos de lixos espalhados pelos corredores, representando o perigo do acúmulo de materiais em locais inadequados, pois servem de criadouros do mosquito. Ao final das atividades, os estudantes vão recolher o lixo, fazendo a separação dos recicláveis.

A partir das 9 horas, os alunos do 4º e do 5º ano farão um teatro sobre o tema e depois todos sairão em uma passeata pelo bairro, a fim de mobilizar a comunidade. Os estudantes vão entregar panfletos e chamar a atenção da população, por meio de caixas de som, apitos e fantasias. “Alguns virão vestidos de mosquito da dengue, outros com roupas de médico, ou mesmo representando pessoas acometidas pela doença”, informou a diretora da unidade, Sheila Lucia Brandão.

No período da tarde, às 16h15, os alunos do 2º ano farão uma apresentação musical, aberta à comunidade. A atividade irá envolver cerca de 400 alunos da unidade. “Nossa intenção é alertar a população para que cada um cuide de seu espaço, evitando a proliferação do mosquito Aedes aegypti e casos de doenças provocadas por ele”, ressaltou a diretora.

Concurso - Durante a ação na Escola Municipal Senador Gaspar Velloso, será lançado o concurso Educação no combate ao Aedes aegypti. Todas as unidades escolares municipais de Londrina, incluindo os Centros Municiais de Educação Infantil (CMEIs), poderão participar. A ação prevê, a partir de março, a realização de uma atividade de combate ao mosquito Aedes aegypti por mês. Os projetos deverão ser registrados e encaminhados à Secretaria Municipal de Educação e, no dia 9 de dezembro, as escolas que aderirem ao projeto poderão participar do sorteio de três notebooks.

N.Com
#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.