Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O esforço concentrado feito pela Secretaria de Estado da Saúde e Ministério da Saúde ampliou as ações de combate à febre amarela no Paraná. Na quinta-feira (4), a Secretaria e o departamento de Vigilância de Doenças Transmissíveis do Ministério concluíram as ações de campo. Desde o dia 25 de março, as equipes de técnicos fizeram reuniões de alinhamento e, na sequência, percorreram áreas rurais, matas e reservas ecológicas dos municípios de São José dos Pinhais, Castro, Ponta Grossa, Jaguariaíva, Tibagi, Piraí do Sul, e Carambeí em uma grande operação para buscar pessoas não vacinadas e macacos contaminados.

Foram realizadas entrevistas em 37 locais com 1.836 pessoas atingidas, com orientações e sensibilização para a vacinação contra a doença. O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, fez um reconhecimento do trabalho e destacou as equipes do Paraná, do Ministério e dos municípios. “Um esforço concentrado para vacinar as pessoas contra a febre amarela. Este é o momento, o assunto é sério e todos vamos fazer acontecer a vacinação no Paraná”, afirmou.

“Estamos fazendo de tudo para evitar o avanço da febre amarela em nosso estado. Fizemos um trabalho inédito e um esforço concentrado para o enfrentamento da doença”, informou a superintendente de Atenção à Saúde da Secretaria, Maria Goretti David Lopes.

Trabalho

O Ministério da Saúde seguirá com análise dos dados. Durante a investigação no campo as equipes percorreram 1.811 quilômetros em matas fechadas, propriedades rurais e áreas próximas aos municípios. Os técnicos fizeram entrevistas com moradores, coletas de amostras e reconhecimento de macacos e mosquitos transmissores da febre amarela.

Boletim Semanal

O boletim epidemiológico semanal divulgado nesta quinta-feira pela Secretaria da Saúde apresenta mais um caso da doença, aumentando para 14 o número de casos confirmados, contra 13 na semana anterior. Seguem em investigação 85 ocorrências e 202 já foram descartadas.

O caso confirmado esta semana foi notificado em Paranaguá e a pessoa contraiu a febre amarela no próprio município. Os outros municípios com casos confirmados são Antonina, Morretes, Adrianópolis, Campina Grande do Sul, Curitiba, Piraquara e São José dos Pinhais.

Até o momento foram confirmadas 5 epizootias em Antonina, Morretes, Paranaguá e São José do Pinhais e Castro e 27 estão em investigação.

O secretário Beto Preto, reforça mais uma vez a importância da vacina contra a doença. “É a forma mais eficaz de proteção e está disponível em todas as unidades de Saúde do Paraná. Todos com idade entre 9 meses e 59 anos devem ser vacinados. O Paraná informa os números com muita transparência pois está realizando ações de combate e de intensificação da vacinação em todos os municípios do Estado”, afirma o secretário.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.