Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Governo do Paraná autorizou nesta quarta-feira (29) a renovação do convênio do Estado com o Conselho dos Secretários Municipais de Saúde do Paraná (Cosems-PR). A autorização foi dada pelo secretário estadual da Saúde em exercício, Sezifredo Paz. A parceria prevê o repasse de R$ 2,5 milhões para que Cosems-PR dê continuidade às ações de educação permanente e fortalecimento da gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) no âmbito municipal. 

O novo convênio, vigente até 2016, amplia o valor destinado para subsidiar as atividades do Cosems-PR, que atua há 28 anos no apoio e consultoria técnica dos gestores municipais de saúde. “É uma forma de valorizar o trabalho de destaque que já é realizado e, também, auxiliar na qualificação técnica dos responsáveis por desenvolver as políticas públicas de saúde nos municípios”, ressaltou o secretário. 

CUSTEIO DE CAPACITAÇÃO - Os recursos serão aplicados, entre outras despesas, no custeio da participação dos gestores em cursos, congressos, seminários, oficinas e reuniões regionais e estaduais, como as da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) – um espaço de debate e pactuação das políticas públicas de saúde. 

Parte dos valores também serão utilizados na realização do 2º Caminhos da Gestão, uma série de cursos macrorregionais, visando a capacitação dos gestores nos mais variados temas ligados ao SUS. Na primeira edição, foram oito eventos sobre “Planejamento e Prestação de Contas”. O segundo ciclo deve acontecer até o final do ano e discutirá a governança e regulação na rede pública de saúde. 

QUALIDADE - De acordo com a presidente do Cosems-PR, Cristiane Martins Pantaleão, o trabalho de capacitação dos gestores reflete diretamente na qualidade dos serviços de saúde prestados à população. “O apoio do Estado no aprimoramento da gestão municipal contribui significativamente para a oferta de um melhor atendimento de saúde” afirma. 

Segundo ela, o espaço de troca de experiências proporcionado pelo Cosems-PR também ajuda na construção coletiva de um SUS mais acessível e de qualidade. 

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.