Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Governo do Estado encaminhou nesta segunda-feira (30) à Assembleia Legislativa do Paraná o projeto de lei que institui o Quadro Próprio dos Servidores da Saúde (QPSS). Esta é uma antiga reivindicação da categoria, que participou ativamente das discussões em torno da proposta enviada pelo Estado.

A medida beneficia servidores que atuam na secretaria estadual e em seus órgãos vinculados, como hospitais, regionais de saúde, Hemorrede Estadual e Centro de Medicamentos, entre outros. “Criar um quadro próprio significa valorizar a carreira do servidor da saúde, assim como já acontece com outros setores prioritários, como segurança pública e educação”, explicou o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto.

Ele ressaltou que esse é um estímulo para que mais profissionais se interessem pela carreira no serviço público de saúde e vai será também um diferencial importante para manter os profissionais no quadro estadual.

A grande vantagem do projeto é a redução no tempo em que o servidor poderá atingir o nível máximo de sua carreira. Hoje, esse nível só é alcançado após 30 anos de serviço, geralmente perto da aposentadoria, mesmo o servidor tendo investido em sua formação e qualificação profissional.

Com o quadro próprio, ele poderá atingir esse nível máximo em cerca de 20 anos, dependendo de suas iniciativas de qualificação, podendo ainda atuar um longo período de sua vida funcional com o mais alto salário previsto e se aposentar com uma renda mais alta.

O projeto do QPSS foi preparado pela Secretaria da Saúde com base no estudo realizado pela Comissão Interinstitucional de Recursos Humanos, composta por representantes das secretarias da Administração e Previdência e da Saúde, Conselho Estadual de Saúde e sindicato da categoria. O projeto foi analisado pela Procuradoria Geral do Estado e seguiu todos os trâmites internos do Governo do Estado para poder ser encaminhado para votação na Assembleia Legislativa do Paraná.

O quadro próprio também marca uma série de avanços conquistados pelo servidor estadual da saúde nos últimos três anos e meio, como a transformação do vale-transporte em auxílio-transporte, as atualizações das progressões e promoções e o reajuste de gratificações, entre outras ações relacionadas à melhoria das condições de trabalho.

Junto ao projeto do QPSS, o governo estadual encaminhou ainda o projeto de lei que garante a manutenção do estágio probatório para mulheres em licença-maternidade. 

Agência de Notícias PR

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.