Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Para marcar o início do Agosto Azul, dedicado à saúde do homem, e do Agosto Dourado, mobilização que incentiva o aleitamento materno, a Secretaria de Estado da Saúde realiza nesta terça-feira (7) o evento Amamentação e Paternidade: em comum a base da vida. O encontro, acontece no teatro da Federação Espírita do Paraná (Fepe) a partir das 8h30. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no endereço sesapr.net.br/evento.

O superintendente de Atenção à Saúde da Seretaria, Juliano Gevaerd, explica que o evento foi pensado para unir as duas principais campanhas do mês de agosto. “Os temas são de interesse geral e, por isso, esperamos a participação não só de profissionais e estudantes da área, mas de toda a comunidade”, diz Gevaerd.

A programação inclui palestra com a consultora técnica do Ministério da Saúde, Renara Guedes Araújo, que falará sobre a Política Nacional de Aleitamento Materno. Já o coordenador nacional de saúde do homem, Francisco Norberto Moreira, abordará a revisão da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem.

Completam o evento dois relatos de experiência feitos por profissionais da saúde dos municípios de Agudos do Sul e de Pinhais; uma palestra sobre evidências científicas em aleitamento materno e outra sobre masculinidade e cuidado. O encerramento está previsto para as 17 horas.

Agosto Azul

O Agosto Azul foi instituído no Paraná através da Lei 17.099, de 28 de março de 2012. Durante todo o mês, o poder público, em parceria com a iniciativa privada e entidades civis, realiza campanhas e ações educativas e preventivas, exames e outras iniciativas visando, entre outros temas, coração, urologia e câncer de próstata, saúde mental e pneumologia.

Agosto Dourado

Já o Agosto Dourado foi oficializado a partir do ano passado, por meio da Lei Federal 13.435, de 12 de abril de 2017. Antes, a mobilização era restrita à primeira semana de agosto. A ideia é intensificar ações intersetoriais de conscientização e esclarecimento sobre a importância do aleitamento materno. Entre as ações previstas está a realização de palestras e eventos, divulgações em diversas mídias, ações em espaços públicos e iluminação ou decoração de espaços na cor dourada.

Inscrições: gratuitas pelo site sesapr.net.br/evento

AEN

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios