Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Com viés científico, o chamado Hackcovid ocorrerá de 15 a 17 de maio

Desenvolvedores de softwares, designers e outros profissionais relacionados à área de programação vão poder auxiliar no enfrentamento à pandemia do coronavírus no Brasil. 

O Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) organizam o Hackcovid19, evento online que visa reunir diversas ideias com o intuito de criar tecnologias para ajudar a enfrentar os diferentes cenários da Covid-19 no Brasil. 

Com viés científico, o Hackcovid19 ocorre de meia noite e quinze do dia 15 de maio até onze e quarenta da noite de 17 de maio. 

O pesquisador da Fiocruz Paulo Abilio Varella Lisboa, explica que o objetivo é que os participantes apresentem soluções inovadoras que auxiliem, por exemplo, profissionais de saúde no combate ao coronavírus. 

 “A principal importância do Hackcovid durante esse cenário da pandemia é juntar equipes, indivíduos, profissionais, que possam apresentar ideias inovadoras, rápidas e de baixo custo, que minimizem os desafios de isolamento, de quarentena, ou que possa facilitar o trabalho dos profissionais de saúde”. 

Qualquer pessoa com mais de 18 anos, que tenha e-mail e acesso à internet pode participar. 

Há três categorias de participantes. Ativadores, hackers e mentores. Os ativadores propõem desafios, enquanto os mentores orientam os hackers (programadores, designers etc.) sobre a melhor forma de concretizar a ideia proposta.

O pesquisador da Fiocruz Paulo Abilio Varella Lisboa explica que as ideias podem ser soluções tecnológicas variadas, como aplicativos e equipamentos.
“A ideia proposta pode ser um aplicativo, pode ser um serviço, pode ser um sistema, pode ser um equipamento, ou pode ser qualquer outra solução tecnológica que possa ajudar no desenvolvimento e no enfrentamento da pandemia”.

A participação é gratuita. As inscrições vão até as onze e cinquenta e nove da noite do dia 4 de maio, e podem ser feitas através do site cbpf.br/hackcovid19. No site há informações detalhadas sobre o papel de cada categoria, o regulamento do evento, entre outras informações.

As propostas enviadas serão analisadas pela Comissão Avaliadora e Julgadora do Hackcovid19. As aprovadas pela comissão serão anunciadas em 7 de maio. 
Thiago Marcolini/Agência do Rádio

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios