Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Com viés científico, o chamado Hackcovid ocorrerá de 15 a 17 de maio

Desenvolvedores de softwares, designers e outros profissionais relacionados à área de programação vão poder auxiliar no enfrentamento à pandemia do coronavírus no Brasil. 

O Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) organizam o Hackcovid19, evento online que visa reunir diversas ideias com o intuito de criar tecnologias para ajudar a enfrentar os diferentes cenários da Covid-19 no Brasil. 

Com viés científico, o Hackcovid19 ocorre de meia noite e quinze do dia 15 de maio até onze e quarenta da noite de 17 de maio. 

O pesquisador da Fiocruz Paulo Abilio Varella Lisboa, explica que o objetivo é que os participantes apresentem soluções inovadoras que auxiliem, por exemplo, profissionais de saúde no combate ao coronavírus. 

 “A principal importância do Hackcovid durante esse cenário da pandemia é juntar equipes, indivíduos, profissionais, que possam apresentar ideias inovadoras, rápidas e de baixo custo, que minimizem os desafios de isolamento, de quarentena, ou que possa facilitar o trabalho dos profissionais de saúde”. 

Qualquer pessoa com mais de 18 anos, que tenha e-mail e acesso à internet pode participar. 

Há três categorias de participantes. Ativadores, hackers e mentores. Os ativadores propõem desafios, enquanto os mentores orientam os hackers (programadores, designers etc.) sobre a melhor forma de concretizar a ideia proposta.

O pesquisador da Fiocruz Paulo Abilio Varella Lisboa explica que as ideias podem ser soluções tecnológicas variadas, como aplicativos e equipamentos.
“A ideia proposta pode ser um aplicativo, pode ser um serviço, pode ser um sistema, pode ser um equipamento, ou pode ser qualquer outra solução tecnológica que possa ajudar no desenvolvimento e no enfrentamento da pandemia”.

A participação é gratuita. As inscrições vão até as onze e cinquenta e nove da noite do dia 4 de maio, e podem ser feitas através do site cbpf.br/hackcovid19. No site há informações detalhadas sobre o papel de cada categoria, o regulamento do evento, entre outras informações.

As propostas enviadas serão analisadas pela Comissão Avaliadora e Julgadora do Hackcovid19. As aprovadas pela comissão serão anunciadas em 7 de maio. 
Thiago Marcolini/Agência do Rádio

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.