Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Prosseguem nesta semana as atividades da Secretaria Municipal de Saúde pelo Dia Mundial de Luta Contra a Aids (1° de dezembro). As ações tem por objetivo reforçar quais as formas de prevenção, principalmente quanto ao uso de preservativo, e divulgar os locais de teste rápido, tratamento e acompanhamento para quem já sabe que está infectado com o vírus HIV.

Como parte das atividades, ocorre nesta terça (1) o I Fórum de Combate às Infecções Sexualmente Transmissíveis do Município de Londrina. O encontro será realizado na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC), localizada na avenida Jockey Club, 485. De acordo com a gerente municipal de DST/AIDS, Hilda Baptistotti, profissionais da rede de Saúde irão apresentar os trabalhos desenvolvidos sobre as doenças HIV/AIDS, Tuberculose, Sífilis, e Hepatites Virais B e C. “É um encontro para que os serviços da saúde se conheçam. Como todos os atendimentos são bem segmentados é importante que cada um saiba o que o outro está fazendo. A minha expectativa é que a gente saia de lá com mais conhecimento, entendendo o que o outro faz. E com isso podemos acrescentar dentro do seu serviço o que for possível e necessário”, explicou.

Para quarta-feira (2) está programada a entrega de material educativo pelos profissionais da saúde, das 11h às 14h, no refeitório do Serviço Social do Comércio (SESC), na Rua Fernando de Noronha, 264. E na quinta (3) e sexta-feira (4), das 9h às 12h, no Calçadão de Londrina, será distribuído material informativo sobre as formas de prevenção, diagnóstico e tratamento da doença para a população.

Segundo Hilda, a entrega dos materiais é uma ação recorrente de muita importância para a prevenção e tratamento das doenças sexualmente transmissíveis. “Essa ação visa levar informação sobre a prevenção e sobre como a pessoa pode se contaminar, orientando sobre a importância do uso do preservativo. Os materiais educativos indicam onde fazer o teste rápido, como proceder em caso de contaminação, a quem procurar, e onde obter o tratamento e acompanhamento”, afirmou.

Números do HIV em Londrina - Desde o início do ano até o momento, o Centro de Referência Dr. Piancastelli Filho (CTA) realizou 1.940 testes rápidos, sendo que 78 deram positivo para o HIV. Destes, 62 são homens e 16 são mulheres. A maioria dos casos positivos está na faixa etária de 15 a 39 anos.

Hilda disse que os testes podem ser feitos no CTA de segunda a quinta-feira, nos seguintes horários: 8h30 e às 10 horas da manhã. “Os testes são sigilosos, levam em torno de 1h40 no total, e o resultado sai no mesmo dia. Caso o resultado dê positivo, o tratamento dessa pessoa prossegue no CTA. E além do Centro de Referência, em todas as regiões de Londrina, inclusive na zona rural, há UBS que também fazem os testes”, acrescentou.

Em 2015, 237 pessoas iniciaram o tratamento contra a Aids no município e foram realizados 112 Profilaxias Pós-Exposição Sexual (PEP sexual). A PEP é uma medida de prevenção que consiste no consumo de remédios em até 72 horas após a relação sexual, quando ocorrer falha ou não uso da camisinha. Ela é indicada somente para situações excepcionais, como casos de violência sexual contra mulheres ou homens. O PEP é realizado no Hospital Dr. Anísio Figueiredo (Hospital da Zona Norte) e no CTA.

N.Com
#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.