Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A parceria entre as secretarias de Estado da Saúde e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior dará início a um novo edital que seleciona projetos de pesquisa sobre o zika vírus no Paraná. A abertura do chamamento está programada para acontecer ainda no primeiro semestre de 2016. 

Os secretários da Saúde, Michele Caputo Neto, e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes, reuniram-se nesta quarta-feira (20) com o presidente da Fundação Araucária, Paulo Roberto Brofman, e o diretor administrativo e financeiro da fundação, José Carlos Gehr, para estabelecer as regras do edital. 

“Vamos dar incentivo a diversos tipos de pesquisas que dizem respeito ao zika vírus. O edital vai abranger estudos que vão desde a prevenção e o combate ao vetor Aedes aegypti, até o diagnóstico de casos e possíveis tratamentos para a doença”, salienta Michele. 

Neste momento, a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior está disponibilizando R$ 1 milhão para o edital. “Já definimos o valor inicial, mas continuamos em contato com parceiros para que possamos aumentar essa quantia e, consequentemente, poder atender a um número maior de projetos”, explica Gomes. 

PESQUISAS – De acordo com Brofman, a Fundação Araucária já iniciou o levantamento de pesquisas feitas no Estado. “Essa investigação é realizada previamente em institutos de pesquisa e instituições de ensino superior para que os valores do edital sejam direcionados da melhor forma possível”, diz. 

O presidente da Fundação Araucária conta que foram verificadas pesquisas muito avançadas em relação ao diagnóstico do zika; pesquisas com pesticidas que auxiliam na eliminação do mosquito; e também repelentes para evitar a picada do inseto. “Nesta fase do projeto, vamos priorizar pesquisas que em curto prazo já nos tragam novos produtos nas prateleiras do comércio”, finaliza. 

AEN
#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.