Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Secretaria de Estado da Saúde lançou ontem (2) o Protocolo de Manejo Clínico e Vigilância em Saúde para Brucelose Humana, doença transmitida por animais infectados e leite e derivados não pasteurizados. O evento de lançamento reuniu profissionais das 22 Regionais de Saúde do Paraná, representantes de municípios e outras instituições envolvidas. Além de conhecer o novo documento, os participantes passaram por uma capacitação voltada aos cuidados e à vigilância da doença no Paraná.

O aumento no número de casos de brucelose impulsionou a criação de um grupo de trabalho para traçar planos de enfrentamento da doença. “A brucelose é uma zoonose relevante na área de saúde pública e saúde do trabalhador. Essa doença deve receber a devida atenção para que possamos reduzir cada vez mais sua presença no Estado”, afirmou o diretor-geral da Secretaria da Saúde, Sezifredo Paz.

Transmitida por animais do campo, a brucelose pode acometer, principalmente, trabalhadores rurais, de frigoríficos e veterinários. “O Paraná é um Estado agrícola, com economia fortemente baseada no trabalho do campo. Daí a importância de nos preocuparmos com a saúde desses profissionais”, disse o diretor da Agência de Defesa Agropecuária (Adapar), Adriano Riesemberg.

Pioneiro

A gerente de Unidade de Vigilância de Doenças Transmitidas por Água e Alimentos do Ministério da Saúde, Rejane Maria de Souza Alves, disse que esse trabalho é pioneiro no Brasil. “É de extrema importância integrar a vigilância de doenças de transmissão alimentar com doenças relacionadas à saúde do trabalhador. Isso nunca foi feito antes no país”, afirma.

A criação do Protocolo faz parte das estratégias definidas pelo Grupo de Trabalho. “Com o documento, vamos trabalhar de forma integrada, uniformizar os procedimentos realizados e teremos diretrizes estabelecidas para atender a demanda para identificação e tratamento da brucelose no Paraná”, diz a coordenadora da Divisão de Vigilância de Zoonoses e Intoxicações, Tânia Portella.

Todo o trabalho foi construído em parceria com o Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná e a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar).

Doença

A brucelose é causada por uma bactéria e transmitida ao homem através do contato com secreções de bovinos, caprinos, suínos ou cães infectados. Ela também pode estar presente no leite e outros produtos de origem láctea não-pasteurizados.

Os sintomas mais frequentes são fraqueza, náuseas, vômitos, dores de cabeça, suor excessivo, calafrios, emagrecimento. Alguns pacientes também podem apresentar dores musculares, dores na região lombar e nas articulações do corpo.

“Para reduzir a mortalidade da doença, a brucelose deve ser notificada desde o momento da investigação do caso. Ele será enquadrado como suspeito, confirmado ou descartado, após o recebimento do resultado dos exames”, explica Tânia.

A brucelose humana tem tem cura e o tempo de tratamento depende do estágio da doença. O tratamento é feito com medicamentos específicos, fornecidos pela Secretaria de Estado da Saúde.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.