Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Vagas para graduação fazem parte de ampliação do Mais Médicos; ação reforça compromisso do governo com atendimento de qualidade à população

Os ministérios da Saúde e da Educação autorizaram a criação de 347 vagas de graduação em medicina em Instituições de Ensino Superior (IES) públicas. Ao todo, dez cursos em municípios das regiões Norte, Nordeste, Sul e Sudeste serão contemplados. A medida, publicada no Diário Oficial da União (DOU), faz parte das ações do Programa Mais Médicos para ampliar a formação de profissionais no País.

O Nordeste vai oferecer 160 vagas em quatro instituições. Outras 76 serão abertas no Sul, 56 no Norte e 55, no Sudeste. No Nordeste, serão oferecidos cursos em Pinheiro e Imperatriz (MA); Parnaíba (PI), e Arapiraca (AL) No Sul, em Curitiba (PN); Chapecó (SC) e Passo Fundo (RS). No Norte, em Araguaína (TO), e Uberaba e Uberlândia (MG).

Para Alexandre Medeiros, diretor do Departamento de Gestão da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, a expansão das vagas evidencia o compromisso do governo federal em formar a quantidade necessária de profissionais para atender com qualidade a população.

“Com essa ampliação pretendemos, também, estimular que os profissionais que se formam no interior permaneçam nesses locais. Isso permitirá reduzir a desigualdade de distribuição de médicos nos diversos territórios do país”, avalia Medeiros.

A expansão e reestruturação na formação médica faz parte de uma série de medidas estruturantes do programa, com foco na diminuição da carência de profissionais e na expansão do atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O programa prevê a criação, até 2017, de 11,5 mil novas vagas de graduação em medicina e 12,4 mil vagas de residência médica para formação de especialistas até 2018 com o foco na valorização da Atenção Básica.

Já foram autorizadas 5.027 novas vagas de graduação, sendo 1.690 em instituições públicas e 3.337 em instituições privadas. Além disso 39 municípios foram selecionados para criação de novos cursos e será lançado um edital este ano priorizando 22 cidades do Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Em 2014, o governo federal autorizou 2.586 novas vagas de residência.

A abertura de novos cursos e vagas de graduação leva em conta a necessidade da população e a infraestrutura dos serviços. Assim, mais faculdades poderão surgir em regiões com escassez profissional, como o Nordeste e o Norte, e em cidades do interior de outras regiões.

Sobre o programa

Criado em 2013, o Programa Mais Médicos ampliou à assistência na Atenção Básica fixando médicos nas regiões com carência de profissionais. Com a ocupação das 4.139 vagas do edital lançado em 2015, o governo federal garantirá assistência para 63 milhões de brasileiros. Ao todo, serão 18.240 médicos atuando em 4.058 municípios, cobrindo 72,8% das cidades brasileiras, e 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI).

Além do provimento emergencial de médicos, a iniciativa também prevê ações voltadas à infraestrutura. O governo federal está investindo na expansão da rede de saúde. São R$ 5,6 bilhões para o financiamento de construções, ampliações e reformas de Unidades Básicas de Saúde (UBS) e R$ 1,9 bilhão para construções e ampliações de Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Das 26 mil UBS que tiveram recursos aprovados para construção ou melhoria, 20,6 mil (79,2%) estão em obras ou já foram concluídas. Em relação às UPAs, 363 já foram concluídas de um total de 943 propostas aprovadas.

(Fonte: Ministério da Saúde)

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.