Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), a Fundação Araucária e Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) lançaram, ontem, 20 de março, edital para chamamento de profissionais e estudantes de cursos de graduação e pós-graduação da área de saúde para atuação como bolsistas pelas Universidades Estaduais do Paraná. O edital, que prevê a contratação de 788 bolsistas para atuação em todas as regiões do estado, visa a ampliar a capacidade de atendimento das unidades de saúde para contribuir no enfrentamento da propagação do Covid-19 e no tratamento de pacientes infectados.

Por meio do edital, a Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) receberá 135 bolsistas da área de saúde para atuação junto à 18ª e 19ª Regionais de Saúde em sete postos na região. As equipes serão geridas por coordenador e coordenador adjunto, atuando em consonância com o projeto proposto em comunicação com a Secretaria de Saúde.

No edital, está previsto pagamento de bolsas para enfermeiros e médicos recém-formados, farmacêuticos e técnicos em enfermagem, que irão reforçar as atividades de prevenção e combate ao coronavírus junto à população. A previsão de contratação é para o início do mês de abril.

O Governo irá investir R$ 8 milhões no programa para desenvolver atividades de extensão, de forma integrada, no combate ao avanço da doença. A SETI juntamente com a Fundação Araucária e a Secretaria da Saúde irão coordenar o “Programa de Apoio Institucional para Ações Extensionistas de prevenção, cuidados e combate à pandemia do coronavírus”. As atividades serão desenvolvidas pelas sete universidades estaduais.

A reitora da UENP, professora Fátima Aparecida da Cruz Padoan, destaca a importância do edital e das Universidades nesse momento em que o poder público e a sociedade se colocam no enfrentamento da propagação do coronavírus. “Esse edital contribuirá de maneira significativa e efetiva para as ações de enfrentamento ao Covid-19 no Paraná. Com a colaboração dos bolsistas estudantes e profissionais recém-formados, nossas Universidades se colocam ao lado dos paranaenses para buscar conter o avanço dessa doença e atender aos pacientes infectados”, disse a reitora.

Bolsistas

Parte dos bolsistas irão atuar em Central de Informações, no formato call center, para atendimento telefônico com o objetivo de esclarecer dúvidas e fornecer informações relacionadas à prevenção e cuidados com a saúde na fase da pandemia.

Outra ação será desenvolvida por enfermeiros e técnicos de enfermagem, que irão ajudar no monitoramento da condição das pessoas que passam pelos 33 postos de fronteira do estado. Também está prevista a chamada de profissionais (médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem), para atuar na ação de extensão em estabelecimentos de saúde que integram as Regionais de Saúde do Paraná.

Os bolsistas reforçarão ainda o trabalho do Laboratório Central do Estado (Lacen) e o do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs).

As equipes extensionistas serão distribuídas pela região de Jacarezinho, Curitiba, Ponta Grossa, Cascavel, Paranaguá, Londrina, Maringá, Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu e Guarapuava.

Inscrições

As inscrições podem ser feitas por meio do link http://setipr.net.br/covid19/, sendo que o critério de escolha dos bolsistas que atenderem aos requisitos do edital será o da ordem cronológica de inscrição. O envio da documentação é todo online.

O edital completo pode ser acessado por meio do link https://bit.ly/3ddNojz

Tiago Angelo/UENP

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.