Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Tendo em vista o atual momento da pandemia de COVID-19 e visando cumprir com o compromisso de preservar a saúde e o bem-estar de todos, reforçar todo o trabalho preventivo e proativo que vem realizando desde o ano passado e preservar a segurança de seus pacientes, o Hospital do Câncer de Londrina vem, por meio deste, informar que:

- Estarão suspensos os atendimentos ambulatoriais e cirurgias de 23 de março a 06 de abril. Neste período, serão mantidos somente os tratamentos de quimioterapia, radioterapia, hematologia e pediatria, além dos atendimentos de urgência e emergência.

Nossa equipe entrará em contato com os pacientes para reagendamento de procedimentos. Aqueles que tiverem dúvidas podem entrar em contato com a Central de Atendimento no telefone 43 3343-6469.

Vale ressaltar que a presente medida passará por monitoramento e avaliação diária.

Cabe dizer que, ainda em 2020, criamos novas alas de isolamento e nos equipamos para receber eventuais casos suspeitos e confirmados de pacientes oncológicos que já estivessem em tratamento prévio na instituição. O objetivo era acomodar esses pacientes de forma segura para si mesmos e para os demais, coletar o exame de confirmação e, se positivo, mantê-los em isolamento até o momento da transferência para o hospital credenciado. No caso de exame negativo, os pacientes retornavam às unidades de internação.

Mas nos últimos dias houve um crescimento exponencial dos casos suspeitos e positivos em nossa instituição. Atualmente, temos 12 pacientes que testaram positivo, 04 suspeitos e outros 13 em quarentena.

Esses pacientes seguem isolados para a segurança de todos. Para acomodá-los e otimizar a assistência foi necessário usar, além da ala já existente, o setor de Pequenas Cirurgias e, por falta de recursos humanos, migrar a unidade de Cuidados Paliativos.

Com isso, já não há mais possibilidade de ampliar alas sem gerar prejuízo às demais atividades, uma vez que não possuímos recursos humanos e insumos suficientes para atendimento a casos de covid-19 e cirurgias.

No momento, estamos com estoques de anestésicos e relaxantes musculares comprometidos devido ao aumento do consumo para atendimento de casos de covid-19. Temos itens em estoque somente para 05 dias e a previsão de entrega é para 15 de abril, contudo sem qualquer garantia, o que virá a comprometer a realização de procedimentos cirúrgicos.

Além disso, não é possível atender a demanda ambulatorial em sua totalidade, uma vez que isso acarreta no aumento da circulação de pessoas nesta instituição.

Cabe dizer que somente no mês de março 7027 pacientes geraram 16.286 atendimentos em nossa instituição até o presente momento.

Assim, adotamos as presentes medidas visando a segurança de todos. Em tempo, reforçamos nosso compromisso com o bem-estar e saúde de nossos pacientes, de nossos colaboradores e da comunidade e ressaltamos a importância de que pacientes que façam quimioterapia e/ou radioterapia compareçam normalmente ao hospital para dar seguimento ao seu tratamento.

(Hospital do Câncer de Londrina - Bruna Tamanini Dorigon/Asimp)

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.