Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira instituição de saúde privada a realizar procedimentos dessa forma no Paraná, Hospital comemorou a marca após procedimento cirúrgico para retirada de próstata

O Hospital do Coração de Londrina, que faz parte do Grupo NotreDame Intermédica, comemorou em maio uma marca história: a realização da 100ª cirurgia robótica feita no local. Primeira instituição de saúde privada no Paraná a adotar o método, em 2019, o Hospital conta com uma equipe especializada na realização do procedimento cirúrgico, menos invasivo e mais benéfico à recuperação dos pacientes.

No centésimo procedimento, no dia 30/04 foi realizada uma cirurgia para retirada de próstata. O paciente já se encontra em bom estado de recuperação e é possível afirmar que foi mais uma cirurgia bem-sucedida.

 “É um programa pioneiro, de extremo sucesso. Comemoramos mais uma ação precursora, 20 anos após o Hospital do Coração ter sido o primeiro, também, na cirurgia laparoscópica”, enalteceu o Dr. Horário Alvarenga Moreira, urologista do Hospital do Coração.

Para o Dr. Ricardo Brandina, também urologista e especialista em cirurgia robótica, o marco de 100 cirurgias só destaca ainda mais o trabalho constante da equipe do setor, que é composta por mais de 20 profissionais. 

“Que venham mais 100 cirurgias. O sucesso desse programa é fruto de um time muito bem-preparado e multidisciplinar”, afirmou.

Atualmente, cirurgiões de diversas outras especialidades no Hospital do Coração estão se aprimorando e passando por processos de certificação para também utilizar o equipamento, como já aconteceu com a equipe de cirurgia torácica. A meta da instituição é ampliar o acesso da tecnologia para pacientes que necessitem das mais diversas cirurgias.

Robô possui imagens de alta resolução e quatro braços de precisão

A plataforma de cirurgia robótica é formada por três equipamentos: o console, onde um dos cirurgiões se senta para visualizar as imagens internas do paciente e controlar os braços robóticos; o robô, com os quatro braços que são controlados pelo cirurgião que está no console; e uma estação de vídeo de alta precisão, a qual gera imagens do interior do paciente para os cirurgiões auxiliares e toda a equipe envolvida no procedimento.

Cintia Beck/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.