Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Hospital Universitário da UEL recebeu oficialmente ontem (27) equipamentos para serem utilizados nos setores cirúrgico, de urgência e de emergência adquiridos por meio de emenda parlamentar apresentada pelo então deputado federal, Marcelo Belinati, em 2015. Os recursos totalizam R$ 1 milhão e resultaram na compra de itens como bisturis elétricos; mesas cirúrgicas elétricas; focos cirúrgicos de teto; aparelhos de anestesia ou carro de anestesia. Também foram adquiridos monitores multiparâmetros; um eletroencefalógrafo e quatro carros de maca avançados. Uma cerimônia realizada no hall de entrada do hospital oficializou o repasse.

O atual prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, afirmou que considera o HU da UEL a sua segunda casa, desde que conviveu com servidores do hospital e professores do Centro de Ciências da Saúde (CCS) quando cursava Medicina na UEL. Em seu pronunciamento ele disse que seu maior desafio como gestor municipal é exatamente melhorar a saúde de Londrina, que apesar de contar com boa estrutura física, enfrenta déficit de recursos humanos. De acordo com o prefeito, a rede de saúde pública precisa hoje de 227 médicos.

O resultado deste déficit pode ser traduzido em forma de carência e filas. Hoje são 114 mil pessoas aguardando atendimento especializado e 20 mil um procedimento cirúrgico. "Como profissional e parlamentar tinha conhecimento da necessidade de equipamentos nos hospitais da cidade", afirmou Marcelo Belinati.

A diretora superintendente do HU, Beth Ursi, informou que os equipamentos adquiridos com recursos da emenda já estão sendo utilizados. Os materiais beneficiaram as alas cirúrgicas, que representam a especialidade do médico Marcelo Belinati. Ela afirmou que os materiais adquiridos substituem outros com cerca de 20 anos de uso, trazendo mais segurança para profissionais e pacientes.

"Mais representativo que o recurso financeiro é a extensão social, a quantidade de pacientes do Sistema Único que será beneficiada diretamente. Isto não é possível quantificar", resumiu a diretora.

A reitora da UEL, Berenice Quinzani Jordão, afirmou que a colaboração de todos os setores da sociedade tem ajudado a Universidade e o HU a superar os constantes desafios, sobretudo as necessidades de recursos humanos e financeiras. A reitora lembrou que o Hospital Universitário tem sempre demanda alta, frente ao trabalho de atender 100% dos pacientes do SUS, com ênfase em casos graves e complexos. "Parcerias como esta que estamos comemorando aqui é que nos fazem vitoriosos", afirmou a reitora. 

Agência UEL

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.