Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Silenciosa, doença viral caracteriza por uma inflamação no fígado tem tratamento. Diagnóstico e prevenção por meio do teste rápido e vacina para as hepatites A e B

Em 2010, foi instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais a ser comemorado no próximo domingo, 28 de Julho. No Brasil, foi sancionada pelo governo federal a Lei nº 13.802, em 10 de janeiro de 2019, que institui o Julho Amarelo, a ser realizado a cada ano, em todo o território nacional. O “Julho Amarelo” visa conscientizar sobre a importância da prevenção, do diagnóstico e do tratamento das Hepatites Virais B e C.

As hepatites virais são doenças provocadas por diferentes vírus que apresentam características distintas. Possuem distribuição universal e existem diferenças entre os vários lugares na ocorrência destas de acordo com o agente etiológico e o tipo de exposição das pessoas aos vírus. 

Doença silenciosa

A hepatite é a inflamação do fígado. Nem sempre as hepatites apresentam sintomas, porém os mais comuns são olhos e pele amarelados, cansaço, febre, mal-estar, tontura, vômitos, dor abdominal, urina escura e fezes claras. Os tipos mais comuns são causados pelos vírus A, B e C.

O Ministério da Saúde estima que existam 1,7 milhões de brasileiros portadores do vírus da hepatite C e 756 mil portadores do vírus da hepatite B, porém muitas pessoas não sabem que têm estes vírus. No Brasil, mais de 70% dos óbitos por hepatites virais são decorrentes da Hepatite C, seguido Hepatite B (21,8%) e Hepatite A (1,7%).

Em Ibiporã, segundo o Setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, no ano passado foram diagnosticados 24 casos de hepatites virais, sendo 11 casos de hepatite B e 13 de Hepatite C, na faixa etária entre 25 a 75 anos. (fonte: Sistema de Informação de Agravos de Notificação - Sinan).

Transmissão

O modo de transmissão depende do tipo do vírus. Sobre os três de maior importância: a hepatite A é transmitida por via fecal-oral, de uma pessoa infectada para outra ou através de água ou alimentos contaminados. O vírus B é transmitido principalmente por via sexual, mas pode também ser transmitido pelas vias parenteral e perinatal (gestação/parto). A hepatite C tem o contato com sangue contaminado como principal via de transmissão. 

Tratamento

O tratamento varia de acordo com o tipo do vírus - a hepatite A, que causa doença aguda, não tem tratamento específico. As hepatites B e C, que causam também doença crônica, têm tratamentos eficazes e disponíveis gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde. A hepatite C atravessa uma revolução no seu tratamento atualmente, com medicamentos que oferecem chances de cura em mais de 90% dos casos.

O tratamento da doença evita complicações, como cirrose e câncer.

Prevenção

Algumas medidas simples podem evitar a doença: lavar bem as mãos; ingerir somente água filtrada ou fervida; lavar bem os alimentos antes do consumo; sempre usar preservativos nas relações sexuais; evitar contato com sangue; exigir material esterilizado ou descartável em consultórios médicos, dentários, salões de beleza, estúdios de tatuagem e colocação de piercing; não compartilhar agulhas ou seringas, lâminas de barbear, escova de dentes, entre outros hábitos de higiene padrão.

É importante ir ao médico regularmente e fazer os exames de rotina, que detectam as hepatites. Este cuidado é ainda mais importante nos seguintes casos: pessoas que não se imunizaram para hepatite B; ou que têm mais de 40 anos e que podem ter se exposto ao vírus da hepatite C no passado (transfusão de sangue, cirurgias).

Em Ibiporã, o teste rápido para hepatite B e C é disponibilizado gratuitamente em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Não é necessário agendar o exame, basta comparecer a UBS mais próxima à residência no dia e horário de realização com um documento com foto e cartão do SUS. O exame, sigiloso, é feito por meio de punção digital, e fica pronto em cerca de 30 minutos.

Dias da semana e horário de cada UBS para realização do Teste Rápido:

1) Centro de Saúde Eugênio Dal Molin (Centro) :  Toda quarta-feira.  Horário: 8:00 horas e as 14:00 horas.

2) UBS Olemário Mendes Borges (Jd. John Kennedy): Toda quarta-feira    horário: 8:00 horas

3) UBS Mauro José Pierro (Taquara do Reino) : Toda segunda-feira   horário: 7:00 horas

4) UBS Lafontaine Correa da Costa (Agenor Barduco) :  Toda quinta-feira   horário: 14:00 horas

5) UBS Antonio Carlos Gomes (Serraia) : Toda quarta-feira  horário: 8:00 horas

6) UBS Mauro Fel Filgueiras (Jd. San Rafael):  Toda quarta-feira   horário: 8:00 horas.

7) UBS Jose Silva Sá (Jardim Pérola) : Toda quinta-feira    horário: 8:00 horas.

8) UBS Wilson Costa Funfas (Vila Esperança): Toda quinta-feira   Horário: 9:00 horas

9) UBS Orlando Pelisson (Jd. Bom Pastor) : Toda quarta-feira. Horário: 8:30.

Vacina

Vale lembrar que há vacinas disponíveis contra hepatite B e contra hepatite A.

Hepatite A  - a vacina está disponível no SUS, sendo oferecida no Calendário Nacional de Vacinação para crianças de 15 meses a 5 anos incompletos (4 anos, 11 meses e 29 dias), e  também imunodeprimidos.

Hepatite B: em crianças, é dada em quatro doses: ao nascer, 2,4 e 6 meses. Para os adultos que não se vacinaram na infância, são três doses a depender da situação vacinal. É importante que todos que ainda não se vacinaram tomem as três doses da vacina. Pessoas que tenham algum tipo de imunodepressão ou que tenham o vírus HIV, precisam de um esquema especial com dose em dobro.

A vacina também é oferecida a grupos prioritários, independentemente da faixa etária, como gestantes, manicures, pedicures, podólogos, caminhoneiros, bombeiros, policiais civis, militares, rodoviários, doadores de sangue, profissionais do sexo e coletores de lixo domiciliar e hospitalar.

Caroline Vicentini/NCPMI

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.