Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Com 752 casos confirmados desde janeiro, Ibiporã está com alto risco de epidemia da doença. Preocupação aumenta por conta da zika e a chikungunya

Com 2.032 notificações e 752 casos confirmados desde o início do ano, sendo uma morte por dengue (dados atualizados até 24/12 pelo setor de Epidemiologia), e um alto índice de infestação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika vírus e febre chikungunya, Ibiporã está entre os 37 municípios do Estado com alto risco de epidemia da doença.

Embora registros da dengue ocorram o ano todo, é no verão que o número de casos aumenta expressivamente, devido à combinação de calor e chuva, condição ideal para a proliferação do mosquito. “A situação no município é grave. A infestação é geral. Setenta por cento dos focos existentes estão no lixo e em recicláveis espalhados nas casas e empresas, nas ruas, terrenos baldios, nas margens das estradas. O momento é de convocar a população a também entrar na luta, eliminando todo e qualquer criadouro do mosquito dentro de casa ou no quintal”, enfatiza o responsável pelo setor de endemias, Luiz Augusto Loredo.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Sebastiana Caetano Riechel, alerta que este ano a população convive com uma tríplice ameaça, visto que o mesmo mosquito transmite a dengue, zika e a chikungunya. “A dengue mata, a chikungunya causa dores e inchaços nas articulações por um longo período e a zika complicações neurológicas, como paralisia facial e fraqueza nas pernas. O Ministério da Saúde já comprovou a relação entre o vírus Zika e o surto de microcefalia na região Nordeste. A única forma de combate, considerada a mais eficaz, é o cuidado diário para eliminação dos criadouros", destaca Sebastiana.

A secretária de Saúde, Leilaine Furlanerto, orienta que antes de viajar de férias os moradores redobrem os cuidados em sua residência para evitar o avanço dessas doenças. “ntes de deixar o imóvel, o morador deve verificar se não está abandonando recipientes que possam acumular água e servir como criadouro para as larvas do mosquito. É recomendado prestar atenção em espaços que nem sempre são lembrados, como bromélias, ocos de árvores, ralos e coletores de água da geladeira/ar condicionado”, exemplifica.

As temperaturas mais quentes favorecem a eclosão dos ovos do mosquito Aedes aegypti. Os ovos geralmente são depositados em água parada e podem sobreviver por mais de um ano à espera de um clima propício para se desenvolver. O ciclo de reprodução do mosquito, do ovo à forma adulta, pode levar de 5 a 10 dias. Por isso, mesmo em uma viagem curta, é preciso estar atento. Um balde esquecido no quintal ou um pratinho de planta na varanda do apartamento, após uma chuva, podem facilmente se tornar um foco do mosquito e afetar toda a vizinhança.

Ações de combate à dengue

O governo municipal realiza ações contínuas de prevenção e combate à dengue, as quais estão sendo intensificadas devido ao tradicional aumento de casos nesta época do ano. "Os agentes de endemias realizaram a remoção de criadouros em 100% do território e assim que for divulgado o próximo Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti(LIRAa), na primeira semana de janeiro, este trabalho será refeito. Também estão sendo realizados mutirões de limpeza, bloqueio de transmissão viral em residências com notificações, aplicação de inseticida, ações educativas em empresas, igrejas e escolas, capacitação de servidores, teste rápido, colocação de armadilhas, conhecidas como ovitrampas, em vários bairros, para evitar a proliferação de novos vetores da doença e planejamento de ações conjuntas com cidades da Região Metropolitana, como Cambé e Londrina”, pontua Loredo.

Além disso, um teste seletivo simplificado está andamento para contratação de mais 15 agentes sanitários para reforçar o trabalho de campo. No dia 09 de janeiro, um sábado, ocorrerá o “Dia D de Combate à Dengue”, com ações de conscientização sobre sintomas e formas de se proteger do Aedes aegypti, como distribuição de panfletos, afixação de cartazes em lugares de grande movimento e carreata. A secretária de Saúde também solicita o empenho de todos os servidores no combate ao mosquito, vistoriando as instalações de seu departamento, e eliminando manualmente todo e qualquer foco. 

Recomendações para as gestantes

         Fazer acompanhamento com consultas de pré-natal, realizando todos os exames recomendados pelo seu médico;

         Não consumir bebida alcoólica ou qualquer tipo de droga;

         Não utilizar medicamentos, principalmente controlados (antidepressivos, anticonvulsivantes e ansiolíticos) sem a orientação médica;

         Evitar contatos com pessoas com febre, rash cutâneo ou infecções;

         Se houver qualquer alteração no estado de saúde da mulher, principalmente até o 4º mês de gestação, comunique o fato ao profissional de saúde para as devidas providências no acompanhamento da gestação;

         Adotar medidas que possam reduzir a presença de mosquitos transmissores de doenças (Aedes aegypti), eliminando os criadouros (retirada de recipientes que tenham água parada e cobertura adequada de locais de armazenamento de água);

         Adotar medidas de proteção contra mosquitos com manutenção de portas e janelas fechadas ou utilizar redes de proteção, usar calça comprida e camisa de manga longa e utilizar repelentes indicados para gestantes (ex. Icaridina exposis, DEET adulto 15% e IR3535)

O MOSQUITO PICA DURANTE O DIA. PROTEJA-SE!

         Use roupas que protejam todo o corpo;

         Aplique repelente nas partes expostas;

         Use inseticida dentro de casa, principalmente atrás dos móveis e cantos escuros;

         Use mosquiteiro durante o dia, principalmente para idosos e crianças;

         Instale telas nas janelas;

         Limpe seu quintal. Jogue no lixo tudo o que acumula água

Informe-se sobre a dengue, zika vírus e febre chikungunya no blog “Ibiporã Contra a Dengue” – www.ibiporacontradengue.blogspot.com.br

Caroline Vicentini/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.