Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Em Ibiporã, grupos terapêuticos são oferecidos nas unidades de saúde auxiliando pessoas que desejam parar de fumar

O Agosto Azul é uma iniciativa do governo estadual, instituída pela Lei 19.099/2012, que visa à realização de ações que incentivem a prevenção e promoção da Saúde do Homem. O tema da campanha este ano é "Pare de Fumar e Viva Melhor". Em Ibiporã, a Administração Municipal incentiva os cidadãos a abandonarem o tabaco a partir de grupos terapêuticos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), com atendimento gratuito.

Os dados em relação aos malefícios do fumo são de grandes proporções. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), há no mundo, 1 bilhão e 500 mil fumantes, sendo que 48% de toda a  população masculina é tabagista. 4,9 milhões de pessoas morrem anualmente por doenças relacionadas ao uso do tabaco - isso equivale a 10 mil mortes por dia.

"Para promover a qualidade de vida e dar um atendimento abrangente para as pessoas que querem parar de fumar, uma capacitação foi realizada com os profissionais de saúde para trabalharem com esses pacientes, entre eles: médicos, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas e dentistas, acupunturistas", esclarece a coordenadora municipal de programas de saúde, Rosângela Borges.

Criado em 2005, o Programa Municipal Antitabagismo utiliza materiais de orientação e tratamento, fornecidos pelo Instituto Nacional de Câncer e pelo Ministério da Saúde. Após as sessões, há um acompanhamento quinzenal durante dois meses e o paciente é observado ao longo de um ano.

Iniciar o tratamento e adotar mudança no estilo de vida com alimentação balanceada, exposição adequada ao sol, consumo de água, exercício físico e repouso, proporcionam resultados imediatos que podem ser sentidos no olfato, paladar, sistema respiratório e mais disposição na pratica esportiva.

Em médio prazo, os pacientes que deixam de usar o tabaco diminuem em 50% o risco de infarto e Acidente Vascular Cerebral (AVC) e o controle da hipertensão arterial sistêmica é facilitado.

"Durante o tratamento os pacientes contam, além dos profissionais de saúde, com medicação caso seja necessário. Os medicamentos são oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS)", explica Rosângela. "Entretanto, é importante ressaltar que não acaba com o vício. A medicação ajuda no período de abstinência, diminuindo a fissura e ansiedade", acrescenta.

Dia 29 de Agosto é o Dia Nacional de Combate ao Fumo e a administração municipal convida a todos que querem deixar o hábito de fumar para participar dos grupos terapêuticos e melhorar a qualidade de vida.

Confira as UBSs que oferecem grupos terapêuticos de Tabagismo:

UBS da Vila Esperança - o grupo foi iniciado em 17 de julho e os encontros acontecem todas as quintas-feiras, das 10 às 11 horas. Interessados devem procurar o posto de saúde e fornecer dados pessoais para iniciarem as atividades no próximo grupo que será aberto em setembro. Mais informações: 3178-0334.

UBS do Serraia - o grupo dará inicio aos encontros no próximo dia 04 de setembro (quinta-feira), das 14 às 16 horas, na Capela da Igreja Católica do Bairro (Av. Souza Naves nº 1509). As pessoas que têm interesse e trabalham no horário, receberão atestado do período em que estiveram no grupo. Mais informações: 3178-0333.

UBS Central - as atividades do grupo serão iniciadas no próximo dia 03 de setembro, às 14 horas, na sala do fundo da Igreja Matriz, em frente a Praça Central de Ibiporã.

Bárbara Vieira/NC/PMI

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.