Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Até sexta-feira (20), último dia da campanha, 83,58% da população pertencente aos grupos prioritários tinha se imunizado. Ainda há vacinas disponíveis nas unidades de saúde

Ibiporã superou a meta de vacinação contra a gripe, durante a campanha nacional, encerrada sexta-feira (20). Segundo balanço divulgado pelo Setor de Epidemiologia da Secretaria de Saúde, até sexta-feira 8.776 doses haviam sido aplicadas, o que corresponde a 83,58% do público-alvo definido pelo Ministério da Saúde. A expectativa era vacinar, pelo menos, 80% das pessoas consideradas mais vulneráveis para complicações da gripe. Contudo, como ainda há doses disponíveis, e a meta do município é vacinar 100% dos grupos prioritários, idosos com mais de 60 anos, crianças de seis meses até cinco anos incompletos, gestantes, mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias (puérperas) e portadores de doenças crônicas podem procurar a Unidade de Saúde mais próxima para receber gratuitamente a vacina. A campanha também é dirigida a outros públicos de risco, como trabalhadores de saúde, população indígena e pessoas privadas de liberdade.

Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica e do Programa de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Sebastiana Caetano, a procura da população para se imunizar foi expressiva. “Cerca de 50% da meta foi atingida já na primeira semana da campanha. A circulação antecipada do vírus e as notícias de mortes pela doença divulgadas pela mídia provocaram uma corrida aos postos. “Dia D” de vacinação, realizada no sábado, 30 de abril, busca ativa de gestantes e crianças e ampliação do horário de atendimento em algumas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) contribuíram para os bons resultados”, pontua Sebastiana.

O grupo mais imunizado foi o das puérperas (102,35%), seguido dos trabalhadores da saúde (94,97%) e dos idosos (91,32%). Entretanto, gestantes e crianças de seis meses até cinco anos incompletos ainda não atingiram a cobertura vacinal – 61,55% e 67,72%, respectivamente, foram vacinadas até o final da semana. “É muito importante que as grávidas se vacinem. Os sintomas da gripe podem evoluir muito mais rápido durante a gravidez e levar a quadros graves da doença”, alerta a coordenadora.

Devem se vacinar mulheres em qualquer idade gestacional. Já para crianças, é preciso completar o esquema vacinal de duas doses para que o imunobiológico conceda a proteção desejada.

Sebastiana acrescenta que os anticorpos fabricados pela mãe são transmitidos ao feto. Quando está amamentando, o bebê recebe os anticorpos fabricados pela mãe e ao tomar a vacina contra a gripe, a puérpera protege a si a ao neném. "A vacina usada no Brasil é preparada com um vírus inativo da gripe e não é prejudicial ao feto. A imunização somente é contraindicada em casos muito específicos, como histórico de reação anafilática em doses anteriores e alergia grave relacionada ao ovo de galinha e seus derivados. Em doenças agudas febris moderadas ou graves recomenda-se adiar a vacinação até a resolução do quadro com o intuito de não se atribuir à vacina as manifestações da doença", explica Sebastiana.

Para se imunizar é necessário levar o cartão de vacinação, Cartão SUS e documento de identificação. A vacina - trivalente - é eficaz contra os três tipos do vírus da gripe mais circulantes no País - Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.

Ibiporã ainda não registrou casos de gripe H1N1 este ano.

Medidas de prevenção

A transmissão dos vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). À população em geral, o Ministério da Saúde orienta a adoção de cuidados simples como medida de prevenção para evitar a doença, como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal.

 Em caso de síndrome gripal, deve-se procurar um serviço de saúde o mais rápido possível. A vacina contra a gripe não é capaz de eliminar a doença ou impedir a circulação do vírus, por isso, as medidas de prevenção são muito importantes.

Também é importante lembrar que, mesmo pessoas vacinadas, ao apresentarem os sintomas da gripe - especialmente se são integrantes de grupos mais vulneráveis às complicações - devem procurar, imediatamente, o médico. Os sintomas da gripe são: febre, tosse ou dor na garganta, além de outros, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração.

Caroline Vicentini/NCPMI

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.