Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Interessadas devem procurar o Centro de Saúde durante esta semana, das 07 às 20 horas, e fazer o agendamento dos exames preventivos

No próximo dia 29, sábado, das 8 às 16 horas, a Administração Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, promove no Centro de Saúde Doutor Eugênio Dal Molin, a Campanha Preventiva Contra o Câncer de Mama e Colo Uterino, para as mulheres entre 25 e 69 anos, atendidas pela unidade de saúde. Para participar desta campanha é preciso fazer o agendamento durante a semana, na própria unidade de saúde, das 07 às 20 horas.

Conforme a enfermeira da Secretaria de Saúde, Maria Vitalina, a administração municipal objetiva aumentar a abrangência dos exames preventivos contra esses dois tipos câncer. "Já realizamos os testes preventivos no período noturno algumas vezes durante o mês para atender as mulheres que trabalham", explica ela. "Para atender ao maior número, estendemos o atendimento para este sábado", acrescenta.

Vale ressaltar que para fazer os exames é necessário apresentar um documento de identificação e o Cartão SUS. A expectativa da Secretaria de Saúde é que entre 80 e 100 mulheres compareçam sábado no posto central.

Doença

O câncer de mama é o que mais mata mulheres em todo o mundo. Conforme o Instituto Nacional do Câncer (INCA), para este ano a estimativa é que 57.120 novos casos da doença surjam no Brasil, isso equivale a 56,09 doentes a cada 100 mil habitantes.

Histórico de câncer de mama na família aumenta de quatro a seis vezes a possibilidade de desenvolver a doença, por isso é indicado nesta situação que as mulheres iniciem os exames 10 anos antes da idade que foi descoberta o câncer na família. Sedentarismo, excesso de peso, exposição à radiação ionizante, consumo de álcool e o envelhecimento são mais alguns fatores que favorecem o surgimento da patologia. Cerca de quatro em cinco mulheres desenvolvem o tumor após os 50 anos.

Prevenção com exames periódicos, alimentação balanceada, atividades físicas, manutenção do peso e amamentação estão associadas a um risco menor de desenvolvimento do câncer de mama. Cerca de 30% dos cânceres de mama são evitados com essas medidas.

O câncer de colo de útero é o terceiro tumor mais frequente e também atinge diversas mulheres ao redor do mundo. Em 2012 a doença levou a óbito 256 mil mulheres. Para 2015, só no Brasil, o INCA prevê o surgimento de 15.550 novos casos da doença.

Ainda segundo o INCA, o câncer de colo uterino geralmente acomete mulheres por volta dos 30 anos, progredindo rapidamente até chegar ao pico etário entre os 50 e 60 anos. Causado pela infecção genital do vírus Papiloma Humano (HPV), a doença pode ser diagnosticada rapidamente através do exame preventivo "papanicolau", sendo o tumor que mais apresenta cura se diagnosticado no início.

NC/PMI

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.