Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Vacina está disponível gratuitamente nas UBSs de Ibiporã para meninas e adolescentes de 9 a 13 anos. Meta é imuniza 1.108 mulheres nesta faixa etária no município

Meninas a partir de 9 anos já podem ser vacinadas contra o Vírus do Papiloma Humano (HPV), responsável pelo câncer do colo do útero. A vacina é oferecida gratuitamente às crianças e adolescentes de 9 a 13 anos, nas Unidades Básicas de Saúde de Ibiporã (UBSs). Para receber a imunização, basta comparecer aos postos de atendimento com o cartão de vacina em mãos e um documento de identidade. 

O Ministério da Saúde determinou que a vacina contra o HPV seja aplicada também em mulheres de 9 a 26 anos que vivem com HIV. Mais suscetível a complicações decorrentes do HPV, esse público tem probabilidade cinco vezes maior de desenvolver câncer no colo do útero do que a população em geral. A inclusão do grupo como prioritário para a prevenção segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), do Comitê Técnico Assessor de Imunizações (CTAI) do Programa Nacional de Imunizações (PNI),  em conformidade com o Departamento de DST/AIDS e Hepatites Virais. Além da carteira de vacinação, é necessário levar receita médica.

A meta em Ibiporã é imunizar 1.108 meninas na faixa etária dos 9 aos 13 anos. A aplicação da segunda dose é feita seis meses após a primeira e é fundamental para garantir a imunização contra o HPV até que receba a dose de reforço, em cinco anos. Para as portadoras de HIV o esquema vacinal é diferente; a segunda dose deve ser tomada dois meses após a primeira e a de reforço já seis meses depois da primeira, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde.  A vacina pode ser tomada em qualquer época, visto que já entrou na rotina do calendário vacinal, mas é importante se imunizar antes do início da vida sexual, visto que estudos mostram que a efetividade da vacinação nessa faixa etária diminui a incidência da doença a médio e a longo prazos, reduzindo a mortalidade por câncer de colo de útero.

Segundo a coordenadora de Vigilância Epidemiológica e do Programa de Imunização da Secretaria municipal de Saúde, Sebastiana Caetano Riechel, 29% das meninas entre 11 e 13 anos, público-alvo da primeira fase da campanha, no ano passado, ainda não foram imunizadas em Ibiporã. Quem ainda não recebeu a primeira ou segunda dose da vacina deve completar o esquema vacinal.  Isso também vale para as meninas que tomaram a primeira dose aos 13 anos e já completaram 14. É importante ressaltar que a proteção só é garantida com a aplicação das três doses.

A vacina só é contraindicada em casos de eventos adversos em doses aplicadas anteriormente e gravidez. “Esta semana profissionais da secretaria da Saúde se reunirão para traçar estratégias de busca ativa das meninas que ainda não foram imunizadas no município”, informa Sebastiana.

De acordo com a coordenadora, a vacina oferecida pelo (SUS) é quadrivalente e oferece proteção contra quatro subtipos do HPV: 6, 11, 16 e 18. Os tipos 16 e 18 são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer de colo de útero em todo o mundo e os subtipos 6 e 11 por 90% das verrugas anogenitais.

O Ministério da Saúde (MS) garante que a vacina é segura e recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), além de ser utilizada como estratégia de saúde pública em aproximadamente 1000 países que já aplicaram mais de 175 milhões de doses, desde 2006, sem registros de eventos que colocaram em dúvida a segurança da vacina.

Câncer de colo do útero

O câncer do colo do útero é o terceiro tipo de câncer que mais mata mulheres no Brasil, atrás apenas do de mama e de brônquios e pulmões. O número de mortes por câncer do colo do útero no país aumentou 28,6% em 10 anos, passando de 4.091 óbitos, em 2002, para 5.264, em 2012, de acordo com o Atlas de Mortalidade por Câncer no Brasil, publicação do Ministério da Saúde e do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Tomar a vacina na adolescência é o primeiro de uma série de cuidados que a mulher deve adotar para a prevenção do HPV e do câncer do colo do útero. No entanto, a imunização não substitui a realização do exame preventivo e nem o uso do preservativo nas relações sexuais. O Ministério da Saúde orienta que mulheres na faixa etária dos 25 aos 64 anos façam o exame preventivo, o Papanicolau, a cada três anos, após dois exames anuais consecutivos negativos.

O HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto. Estimativas da Organização Mundial da Saúde indicam que 290 milhões de mulheres no mundo são portadoras da doença, sendo 32% infectadas pelos tipos 16 e 18.  Em relação ao câncer do colo do útero, estudos apontam que 270 mil mulheres, no mundo, morrem devido à doença. Neste ano, o Instituto Nacional do Câncer estima o surgimento de 15 mil novos casos.

Serviço:

Vacina contra o HPV para meninas de 9 a 13 anos e adolescentes e mulheres até 26 anos com HIV

Disponível gratuitamente em todas as UBS

Levar carteira de vacinação e no caso das portadoras de HIV receita médica

As meninas de 11 a 13 anos que não ainda não tomaram a primeira e segunda doses também devem se imunizar.

NC/PMI

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.