Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Secretaria de Saúde em parceria com o Batalhão de Apucarana promove ação educativa neste sábado (13), na Vila Esperança, em Ibiporã

Dando continuidade às ações de enfrentamento do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e febre chikungunya, a Administração Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com o 30º Batalhão de Infantaria Motorizada- BIMEC, de Apucarana, promove neste sábado (13), das 8 às 12 horas, uma ação educativa com moradores da Vila Esperança. Agentes de endemias e militares distribuirão panfletos e orientarão a população sobre como evitar a proliferação do mosquito. Na próxima quinta-feira (18) uma nova ação será realizada, em local a ser definido.

A atividade integra uma grande ação nacional de educação para ampliar o combate ao mosquito, com 220 mil militares das Forças Armadas, junto com profissionais dos estados e municípios, indo às ruas orientar a população. A mobilização acontecerá em mais de 350 municípios de todas as unidades da federação.

Conforme o Setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, 541 casos de dengue foram notificados do início do ano até agora em Ibiporã, sendo 35 confirmados. Nenhum caso de zika vírus e febre chikungunya foram registrados até o momento no município. "A infestação acontece em todo o município e a maioria dos focos do mosquito está no lixo e em recicláveis espalhados nas casas e empresas, ruas, terrenos baldios e margens das estradas. Se este ano repetir o padrão dos anos anteriores o pico da epidemia será no final de março, começo de abril", alerta o chefe do setor de Endemias, Luis Augusto Loredo.

Ações de combate à dengue

Em reunião de emergência convocada semana passada pelo prefeito José Maria Ferreira secretários municipais e representantes da Ouvidoria, Samae e secretaria de Saúde discutiram novas ações de combate à dengue, principalmente no que se refere à destinação do lixo descartado inadequadamente em terrenos públicos, fundos de vale e às margens das rodovias. "As fortes chuvas do mês passado entupiram várias bocas de lobo. Por isso uma empresa será contratada para agilizar a limpeza dos bueiros. Também determinei que fosse aberta uma licitação para contratar caminhões para o recolhimento de entulho", expôs José Maria.

Também ficou definida a intensificação das operações de limpeza em terrenos públicos e uma reunião com representantes de entidades da sociedade civil para convocar os munícipes a participar de arrastões de limpeza.

O governo municipal realiza ações contínuas de prevenção e combate à dengue, as quais estão sendo intensificadas devido ao tradicional aumento de casos nesta época do ano. "Executamos o trabalho de remoção dos criadouros em 100% do território e esta semana recomeçamos um novo ciclo. Também está sendo realizado bloqueio de transmissão viral em residências com notificações, aplicação de inseticida (UBV costal), ações educativas em empresas, igrejas e escolas, capacitação de servidores, teste rápido e planejamento de ações conjuntas com cidades da Região Metropolitana, como Cambé e Londrina. Também encaminhamos à 17ª Regional de Saúde um novo pedido de envio da UBV pesada (fumacê) para o combate à dengue", pontua Loredo.

Além disso, um teste seletivo simplificado foi realizado em janeiro para contratação de mais 15 agentes sanitários visando reforçar o trabalho de campo. A secretaria de Saúde também solicita o empenho de todos os servidores no combate ao mosquito, vistoriando as instalações de seu departamento, e eliminando manualmente todo e qualquer foco.

Recomendação para as gestantes

·         Fazer acompanhamento com consultas de pré-natal, realizando todos os exames recomendados pelo seu médico;

·         Não consumir bebida alcoólica ou qualquer tipo de droga;

·         Não utilizar medicamentos, principalmente controlados (antidepressivos, anticonvulsivantes e ansiolíticos) sem a orientação médica;

·         Evitar contatos com pessoas com febre, rash cutâneo ou infecções;

·         Se houver qualquer alteração no estado de saúde da mulher, principalmente até o 4º mês de gestação, comunique o fato ao profissional de saúde para as devidas providências no acompanhamento da gestação;

·         Adotar medidas que possam reduzir a presença de mosquitos transmissores de doenças (Aedes aegypti), eliminando os criadouros (retirada de recipientes que tenham água parada e cobertura adequada de locais de armazenamento de água);

·         Adotar medidas de proteção contra mosquitos com manutenção de portas e janelas fechadas ou utilizar redes de proteção, usar calça comprida e camisa de manga longa e utilizar repelentes indicados para gestantes (ex. Icaridina exposis, DEET adulto 15% e IR3535)

O mosquito pica durante o dia. Proteja-se!

·         - Use roupas que protejam todo o corpo;

·       -   Aplique repelente nas partes expostas;

·   - Use inseticida dentro de casa, principalmente atrás dos móveis e cantos escuros;

·       -   Use mosquiteiro durante o dia, principalmente para idosos e crianças;

·         - Instale telas nas janelas;

·        -  Limpe seu quintal. Jogue no lixo tudo o que acumula água

Informe-se sobre a dengue,  zika vírus e febre chikungunya no blog "Ibiporã Contra a Dengue" -www.ibiporacontradengue.blogspot.com.br

NC/PMI

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.