Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Secretaria de Saúde realiza testes rápidos e conscientização nas UBSs sobre a prevenção e promoção da saúde do homem

Em comemoração ao “Agosto Azul”, o mês da Saúde do Homem, a Secretaria de Saúde de Ibiporã, por meio da Divisão de Programas de Saúde, promove uma série de ações para incentivar a prevenção e a promoção da saúde do público masculino.

Todas as Unidades Básicas Saúde (UBSs) estão ofertando testes rápidos gratuitos para as hepatites B e C, sífilis e HIV. Para realizar o exame basta agendar horário na UBS mais próxima da residência. Pais ou responsáveis que estão levando adolescentes e jovens para serem vacinados contra a dengue também estão sendo abordados pelos profissionais de saúde e conscientizados sobre a importância de realizar exames preventivos, tais como de próstata, colesterol, triglicérides, diabetes, além de orientações sobre aferição da pressão arterial, regularização da carteira de vacinação e adoção de hábitos saudáveis.

Segundo pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, quase um terço (31%) dos homens brasileiros não tem o hábito de ir aos serviços de saúde para acompanhar seu estado de saúde e buscar auxílio na prevenção de doenças e na qualidade de vida. Barreiras socioculturais interferem na prevenção à saúde. Em muitos casos, os homens pensam que não ficam doentes ou têm medo de descobrir doença, além de sentirem que esse cuidado pode interferir na sua imagem de cuidado com a família.

Dados da Pesquisa Nacional de Saúde (2013) apontam ainda que pelo menos 75% dos trabalhadores brasileiros não costumam praticar atividades físicas com frequência. Outro dado preocupante diz respeito às condições crônicas. Pelo menos 50% dos trabalhadores apresentam sobrepeso ou obesidade, 30% consomem bebidas alcoólicas e 15% se declaram fumantes.

No Paraná, os homens têm vivido em média sete anos menos que as mulheres. O motivo é a maior incidência de doenças cardiovasculares, somado ao alto índice de mortalidade masculina relacionada a acidentes de trânsito e violência interpessoal.

NC/PMI

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.