Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Vacinação para crianças de seis meses a menores de cinco anos acontece de 15 a 31 de agosto. Também haverá atualização da caderneta de vacinação

A Prefeitura Municipal de Ibiporã, através da Secretaria Municipal de Saúde, realiza no período de 15 a 31 de agosto a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e a Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização de Caderneta de Vacinação, sendo 15 de Agosto (sábado), o dia de divulgação e mobilização nacional. Neste dia o Centro de Saúde Eugênio Dal Molin – Centro, Unidade Pérola, Unidade Vila Esperança, Unidade Bom Pastor, Unidade Serraia e Unidade San Rafael estarão abertos das 8 às 17 horas. É importante que os pais levem a carteira de vacinação das crianças para o profissional de saúde verificar se as vacinas estão atualizadas.

A vacina será aplicada em crianças de 6 meses até 4 anos, 11 meses e 29 dias de idade. Em Ibiporã a meta é imunizar 95% da população menor que cinco anos de idade, que representa 2.887 crianças. Este ano, a campanha chega ao 24° ano sem a doença no país, estando livre do poliovírus desde 1990. O objetivo da campanha é garantir a não reintrodução da poliomielite no território brasileiro, com a manutenção das campanhas de vacinação.

Segundo a Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Sebastiana Caetano Riechel, neste mesmo período também será realizada a campanha de atualização do esquema vacinal. “Em um único momento são oferecidos ao público alvo várias vacinas ao mesmo tempo, a fim de melhorar a cobertura vacinal da população”, explica Sebastiana.

Poliomielite

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria dos casos, a criança não vai a óbito quando infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada pelo poliovírus e a infecção se dá, principalmente, por via oral.

A vacina poliomielite é trivalente e sua eficácia é em torno de 90% a 95%. Para uma imunidade longa, frente aos três tipos de poliovírus, é necessário completar o ciclo básico de três doses: duas doses da vacina inativada poliomielite (VIP) e uma dose da vacina oral poliomielite (VOP), sendo necessária uma dose de reforço (VOP) após o término do ciclo básico. Assim, praticamente 100% dos vacinados terão proteção garantida.

Contraindicações:
- Doença aguda;

- Febre acima de 38ºC;

- Criança com hipersensibilidade conhecida a algum componente da vacina;

- Criança que no passado tenha apresentado qualquer reação vacinal;
- Criança imunologicamente deficiente ou que tenha algum familiar na residência imunodeprimido;

- Histórico de paralisia flácida associada à vacina.

NCS/PMI

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.