Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Prefeitura Municipal de Ibiporã, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizará, no período de 8 a 28 de novembro, a campanha nacional de vacinação contra a poliomielite e sarampo. No sábado (08) as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Jardim Pérola, Vila Esperança, Bom Pastor, Serraia, San Rafael e o Centro de Referência de Especialidades Médicas de Ibiporã (Cremi – Rua Paulo Frontin, 267) estarão abertos, das 8 às 17 horas, para realizar a vacinação. No dia 22 também será realizado um Dia D de Mobilização.

O objetivo é manter a erradicação da poliomielite (paralisia infantil) e garantir a eliminação do sarampo no Brasil. A vacina contra a poliomielite será aplicada para as crianças de 6 meses até 4 anos, 11 meses e 29 dias de idade. Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica e do Programa de Imunização da Secretaria de Saúde, Sebastiana Riechel, a meta é vacinar 95% da população menor que 5 anos de idade,  o que representa 2.831 crianças.

Já a vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), será aplicada em crianças de um ano a menores de cinco anos. “Esta estratégia tem como objetivo resgatar menores de cinco anos ainda não vacinados e corrigir falha primária da vacinação contra sarampo e rubéola, visando garantir a manutenção do estado de eliminação do sarampo e rubéola no país”, informa Sebastiana. A meta é vacinar 2.510 (95%) das crianças nesta faixa etária em Ibiporã.

Os pais ou responsáveis devem levar a criança até o posto de saúde mais próximo de sua residência para que seja realizada a imunização. É importante portar o cartão de vacinação para o profissional de saúde verificar se as vacinas estão atualizadas.

A vacina oral poliomielite (VOP) é segura e são raras as reações associadas ao seu uso nas duas primeiras doses do esquema básico. Com a introdução da vacina inativada poliomielite (VIP) em 2012 substituindo estas duas primeiras doses, o risco é considerado baixíssimo. Quanto à vacina tríplice viral, são poucas as reações como febre ou dor no local da administração, sendo geralmente bem toleradas.

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria dos casos, a criança não vai a óbito quando infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada pelo poliovírus e a infecção se dá, principalmente, por via oral. 

O sarampo é uma doença viral aguda grave e altamente contagiosa. Os sintomas mais comuns são febre alta, tosse, manchas avermelhadas, coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar. As complicações infecciosas contribuem para a gravidade do sarampo, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. A única forma de prevenção é por meio da vacina.

Núcleo de Comunicação Social/PMI. Com informações do Ministério da Saúde

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.