Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

No próximo sábado (23), das 08 às 16 horas, as UBSs da rede urbana farão os exames preventivos

A Administração Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, realiza neste sábado (23), mais uma edição da Campanha Municipal de Prevenção do Câncer de Colo de Útero e Câncer de Mama. Os exames serão realizados das 08 às 16 horas, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), da zona urbana da cidade, com exceção do Posto Central (Eugênio Dal Molin), por causa dos plantões aos finais de semana. Os exames que seriam colhidos na unidade serão feitos no Centro de Referência de Especialidades Médicas de Ibiporã (Cremi).

A meta da Administração Municipal é realizar os exames em pelo menos 500 mulheres da cidade. O objetivo da campanha é expandir as formas de prevenção junto à população e promover a saúde, porém, caso seja diagnosticada a enfermidade, a campanha busca descobri - lá, logo no início. "É muito importante que as mulheres façam os exames. Se o resultado for positivo, a paciente o refaz para confirmação e é encaminhada para o médico especialista", afirma a coordenadora da Divisão de Saúde de Ibiporã, Rosângela Borges.

Mulher de atitude se toca e previne o câncer de mama. Esse tipo de câncer é o que mais causa a mortalidade feminina em todo o mundo. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), são esperados em 2014, para o Brasil, 57.120 novos casos da doença, uma estimativa de 56,09 pacientes a cada 100 mil habitantes.

Histórico de câncer de mama na família, sedentarismo, excesso de peso, exposição à radiação ionizante, consumo de álcool e o envelhecimento são alguns dos fatores que favorecem o desenvolvimento da doença. Cerca de quatro em cinco mulheres desenvolvem o câncer após os 50 anos.

Na contramão desses fatores a prevenção primária aliada à alimentação balanceada, atividades físicas, manutenção do peso e também a amamentação estão associadas a um risco menor de desenvolver a doença. Em torno de 30% dos casos dessa patologia são evitados com essas medidas.

O câncer de colo de útero é outro tipo da doença que acomete diversas mulheres. Em 2012 a doença foi responsável pelo óbito de 256 mil mulheres em todo o mundo. Esse ano são esperados 15.590 novos casos desse câncer, só no Brasil. Um problema de saúde publica que atingirá 15,33 a cada 100 mil mulheres no país.

Conforme dados do INCA, a doença geralmente começa a se desenvolver em mulheres a partir dos 30 anos, progredindo rapidamente até chegar ao pico etário, entre os 50 e 60 anos. Por outro lado, esse é o tumor que mais apresenta cura se diagnosticado logo no início. A prevenção e a descoberta precoce são realizadas através do exame "Papanicolau", gratuito no Sistema Único de Saúde (SUS).

A ação da campanha preventiva, realizada pela Administração Municipal, foi reconhecida no Estado sendo modelo para outras cidades. Para realizar os exames é necessário apresentar o CPF e o Cartão SUS. Participe dessa campanha. Mulher de atitude previne!

Bárbara Vieira/NC/PMI

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.