Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Administração Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, promove entre os dias 1 e 07 de agosto, a Semana Mundial do Aleitamento Materno em Ibiporã. O objetivo é incentivar e promover a importância da amamentação, proporcionando mais qualidade de vida à criança. Palestras, rodas de conversas com as gestantes, visitas às mães puérperas (até 45 dias após o parto) entre outras ações estão previstas pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

De acordo com a coordenadora da campanha em Ibiporã, a fonoaudióloga e uma das tutoras da Rede Amamenta Brasil no município, Denise Fabrini Castoldo, a Administração Municipal presenteará os primeiros 20 recém-nascidos nas maternidades da cidade com uma camiseta escrita “Sou Movido a Leite Materno” e folhetos informativos sobre a importância da amamentação. “Já realizamos o trabalho de incentivo ao aleitamento materno durante todo o ano, mas nesta semana vamos intensificá-lo”, esclarece Denise.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) preconiza que a dieta do bebê seja exclusivamente com o leite materno até os seis meses de vida, porque ele oferece todos os nutrientes que a criança necessita. Ele ainda auxilia no fortalecimento do sistema imunológico e consequentemente previne doenças e alergias. A pediatra das UBSs dos Jardins Bom Pastor e Pérola, Aline de Freitas Calderero Pires, explica que o sistema digestivo da criança, quando nasce, é imaturo. “Os outros leites, além de não fornecerem todas as substâncias que o recém-nascido precisa, podem agredir a mucosa do intestino e gerar intolerância a lactose”, acrescenta.

O aleitamento também é importante porque fortalece o vínculo entre mãe e filho. “Quando a criança está no seio da mãe, é acolhida em um momento íntimo que envolve o contato visual, confiança e isso ajuda no desenvolvimento emocional do bebê”, explica a coordenadora da ação.

Para as mães, a amamentação ainda é benéfica porque agiliza a involução uterina, auxilia na perda de peso e na normalização da produção hormonal.

A pediatra afirma que sentir dores e desconforto durante a amamentação não é normal. “Se a mãe está sentindo, há alguma coisa errada porque amamentar não dói”, esclarece. “O correto é o neném abocanhar toda a auréola e fazer a sucção, quando esse processo está errado a mãe pode sentir desconforto. Caso isso venha a acontecer, orientamos a lactante a procurar a UBS mais próxima da sua residência e pedir orientações”, aconselha a médica. As unidades de saúde dispõem de profissionais que fazem esse trabalho com as mães que enfrentam dificuldades com a amamentação.

Aline alerta que muitas mães acreditam que o leite é fraco, principalmente porque assim que ganham o neném, sai pouco, mas mesmo assim sustenta o filho. Isso é comprovado nas consultas de puericultura que mostram o desenvolvimento da criança. “Se durante as consultas médicas é notado que o bebê não está ganhando peso porque não pega o peito da mãe, o que é muito raro, nós acrescentamos alguns suplementos, mas nunca deixamos de preconizar o leite materno”, esclarece.

Após os seis meses os pediatras recomendam que a mãe continue amamentando até os dois anos, entretanto, outros alimentos devem ser introduzidos na dieta da criança, de acordo com as etapas do desenvolvimento infantil.

“É muito importante que as mães se conscientizem que o leite é vida para os filhos. Muitas não gostam de dar o peito porque acreditam que a mamadeira é mais prática, mas também não é saudável”, pontua Aline. A médica ainda desvenda o mito que o seio “cai” depois de amamentar. “Depois de dar à luz, o corpo da mulher vai se modificar, ele não será igual como era, mas que cai depois de amamentar é mentira. O corpo vai se transformar, é natural”, garante.

O trabalho realizado pela administração municipal em relação ao aleitamento materno envolve diversos profissionais de saúde, como pediatra, fonoaudiólogas, dentista, enfermeiros, auxiliar de enfermagem, agente comunitário. Em caso de dúvidas, mãe, procure a UBS mais próxima de sua residência. Seu filho deve ser movido a leite materno!

Atividades Específicas:

Em cada Unidade Básica de Saúde de Ibiporã haverá programação específica. Confira:

Bom Pastor: Roda de Conversa com as gestantes atendidas na UBSs, dia 06 (quarta-feira), às 09 horas, com doação de roupinhas que foram feitas pelo Grupo Dorcas de Mulheres. Também haverá mural com fotos das mães da unidade que amamentam seus bebês.

John Kennedy: ‘Pedágio’ próximo ao posto da Polícia Rodoviária, dia 1 ( sexta-feira) das 08 às 12h, com entrega de folhetos informativos sobre amamentação. Durante a semana também serão realizadas orientações com as gestantes e puérperas na sala de espera da UBS e cartazes de incentivo ao aleitamento na unidade.

San Rafael: Pedágio na Avenida Londrina das 08 às 17 horas, com distribuição de folhetos informativos sobre a importância da amamentação.  Fixação de cartazes e orientações sobre o aleitamento materno.

Pérola: A equipe de saúde visitará as puérperas atendidas pela UBS para verificar como está a amamentação, tirar as dúvidas, e tirar fotos das que autorizarem para a montagem de um mural que será fixado no posto de saúde. Exibição de vídeos sobre a importância da amamentação e orientação pela manhã e à tarde na sala de espera.

Serraia: As mães puérperas e gestantes que forem até o posto receberão orientações.

Taquara do Reino: Visitas às mães puérperas para esclarecer dúvidas e observar o desenvolvimento das crianças. Também haverá uma palestra no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Precioso Tesouro será na quarta-feira (06), às 10h, pela enfermeira chefe da UBS, Amanda Barbosa.

Vila Esperança: Cartazes sobre amamentação serão distribuídos pela unidade. Durante a triagem as gestantes e puérperas receberão orientações e no dia 08 (sexta-feira) o ginecologista Geraldo E. Sugeta e a dentista Renata Starling farão uma palestra com mães e gestantes no salão da Igreja Católica do Jardim Kaluana, às 14 horas.

Centro de Saúde: Dia 1º será feito pedágio na rotatória do centro (próxima às esculturas do Henrique de Aragão) e também distribuição de folhetos sobre amamentação, na pré e pós consulta.

Além destas atividades, todas as UBSs de Ibiporã receberão, durante o mês de agosto, potes de vidros com tampa plástica para serem doados ao Banco de Leite do Hospital Universitário (HU) de Londrina. As mães que quiserem doar o leite podem entrar em contato com o Banco de Leite que eles vão até a sua residência buscar o alimento.

Todo leite arrecadado pelo Banco de Leite é pasteurizado e só então repassado aos bebês que precisam. As prioridades do Banco de Leite são recém-nascidos prematuros internados nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) Neonatais de Hospitais de Londrina e Cornélio Procópio, usado em maternidades e também por bebês alérgicos a leite não humano.

https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gifNúcleo de Comunicação Social - PMI

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.