Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Neste sábado (30), das 8 às 16 horas, a Secretaria de Saúde de Ibiporã promove mais uma edição da Campanha Preventiva Contra o Câncer de Mama e Colo Uterino

Neste sábado (30), das 8 às 16 horas, a Administração Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, promove mais uma edição da Campanha Preventiva Contra o Câncer de Mama e Colo Uterino. A ação ocorre na Unidade Básica de Saúde (UBS) Wilson da Costa Funfas (Vila Esperança).

A coleta do preventivo e exame clínico das mamas serão realizados gratuitamente nas mulheres entre 15 e 69 anos. É necessário levar um documento de identificação e o Cartão SUS. “Realizamos no sábado para oportunizar as mulheres que trabalham durante a semana a chance de dedicarem um tempo para cuidar da saúde. Nosso objetivo é trazer o maior número de mulheres para as UBSs e fazer a prevenção. Caso não seja mais possível prevenir, queremos descobrir a doença o mais rápido possível”, argumenta a coordenadora municipal da Divisão de Saúde, Rosângela Borges.

O câncer de mama é o que mais mata mulheres em todo o mundo. Conforme o Instituto Nacional do Câncer (INCA), para este ano a estimativa é que 57.120 novos casos da doença surjam no Brasil, isso equivale a 56,09 doentes a cada 100 mil habitantes.

Histórico de câncer de mama na família aumenta de quatro a seis vezes a possibilidade de desenvolver a doença, por isso é indicado nesta situação que as mulheres iniciem os exames 10 anos antes da idade que foi descoberta a doença. Sedentarismo, excesso de peso, exposição à radiação ionizante, consumo de álcool e o envelhecimento são mais alguns fatores que favorecem o surgimento da patologia. Cerca de quatro em cinco mulheres desenvolvem o tumor após os 50 anos.

 Prevenção com exames periódicos, alimentação balanceada, atividades físicas, manutenção do peso e amamentação estão associadas a um risco menor de desenvolvimento do câncer de mama. Cerca de 30% dos cânceres de mama são evitados com essas medidas.

 O câncer de colo de útero é o terceiro tumor mais frequente e também atinge diversas mulheres ao redor do mundo. Em 2012 a doença levou a óbito 256 mil mulheres. Para 2015, só no Brasil, o INCA prevê o surgimento de 15.550 novos casos da doença.

Ainda segundo o INCA, o câncer de colo uterino geralmente acomete mulheres por volta dos 30 anos, progredindo rapidamente até chegar ao pico etário entre os 50 e 60 anos. Causado pela infecção genital do vírus Papiloma Humano (HPV), a doença pode ser diagnosticada rapidamente através do exame preventivo "papanicolau", sendo o tumor que mais apresenta cura se diagnosticado no início.

NC/PMI

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.