Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Terminou nesta segunda-feira (31/08) a 36ª Campanha Nacional contra a Poliomielite (paralisia infantil). Segundo balanço da Secretaria Municipal de Saúde, 2.709 doses da vacina foram aplicadas no período de 15 a 31 de agosto, o que corresponde a 89,14% do público-alvo – crianças de seis meses a menores de cinco anos. O índice atingido está próximo da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde – 2.887 crianças (95% do público-alvo). 

Durante o período também foram ofertadas as vacinas que compõem o calendário básico da criança, como as doses contra febre amarela, hepatite B, o rotavírus humano e também a vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba. “Alcançamos um bom resultado, visto que a meta do Ministério da Saúde é alta. Apesar de todo o trabalho de divulgação na mídia, UBSs e busca ativa nos CMEIs não conseguimos imunizar todas as crianças. Uma hipótese é que como há muitos anos o Brasil não registra casos da doença os pais estão despreocupados em proteger os filhos da polio. Entretanto, como alguns países da África e Ásia ainda apresentam casos da doença, é essencial manter a população vacinada, para garantir que a paralisia permaneça erradicada no Brasil”, alerta a Coordenadora da Vigilância, Sebastiana Caetano Riechel. Com o fim da campanha, a vacina contra a paralisia infantil entrou na rotina dos postos de saúde.

Como não existe tratamento específico para a poliomielite e a única forma de prevenção é a vacina, a mesma é recomendada mesmo para as crianças que estejam com tosse, gripe, coriza ou rinite. A vacina só é contraindicada em caso de doença aguda, febre acima de 38º, hipersensibilidade conhecida a algum componente da vacina, criança que no passado tenha apresentado qualquer reação vacinal ou imunologicamente deprimida ou que tenha algum familiar na residência imunodeprimido. A eficácia fica em torno de 90% a 95%.

Poliomielite

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria dos casos, a criança não vai a óbito quando infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada pelo poliovírus e a infecção se dá, principalmente, por via oral. 

Esquema sequencial para crianças que iniciam a vacinação contra a poliomielite

 Idade

Qual a vacina

2 meses

Vacina inativada poliomielite - VIP

4 meses

VIP (injetável)

6 meses

Vacina oral poliomielite - VOP

15 meses

VOP (reforço)

Núcleo de Comunicação Social/PMI

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.