Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Agendamento deve ser feito no site da Prefeitura de Londrina, por aqueles que já fizeram o cadastro prévio; vacinação para este público iniciou ontem (9), imunizando 180 idosos

A Prefeitura de Londrina iniciou, ontem (9), a vacinação dos idosos com 90 anos ou mais contra a Covid-19, seguindo o Plano Nacional de Imunizações. Para receber a dose, os idosos que fizeram o cadastro prévio no site da Prefeitura precisam entrar novamente no portal para fazer o agendamento da vacinação, disponível no link www2.londrina.pr.gov.br/sistemas/cadastrovacinacovid/.

A imunização para este público irá acontecer até sexta-feira (12) na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim do Sol, na rua Via Láctea, 877, unidade exclusiva para vacinação de idosos, que está atendendo com horário ampliado, das 9 às 21 horas. E no sábado (13), das 9 às 18 horas, a imunização acontecerá em formato drive-thru, no Parque de Exposições Governador Ney Braga, na avenida Tiradentes, 6.275.

O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, explicou que, no ato do agendamento, os idosos podem escolher por um destes dois locais de vacinação (UBS do Jardim do Sol ou Drive-Thru). Em ambos os casos, o agendamento será feito com horário marcado, para evitar possível aglomeração. Já os idosos acamados vão receber a vacina em suas residências.

No ato da imunização, os idosos precisam apresentar documento pessoal, como RG e CPF, além do formulário de agendamento impresso, que contém QR Code. A impressão do documento pode ser feita após o agendamento da vacinação, por meio do cadastro do usuário.

Machado ressaltou que, de forma pioneira e protagonista e pensando na saúde e na vida dos idosos, o Município transformou, temporariamente, a UBS do Jardim do Sol em sala de vacina, para que os idosos não tenham contato com outras pessoas e corram o risco de se expor neste momento da pandemia. “Também ampliamos o horário de atendimento da UBS Jardim do Sol, justamente para expandir o acesso dos idosos em horários diferenciados, pois sabemos que muitos dependem de familiares para poder levá-los até a unidade de saúde”, apontou.

Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, 180 idosos com 90 anos ou mais foram imunizados ontem (9), no primeiro dia de imunização para este púbico. “O dia de ontem foi marcado por uma grande emoção. Depois de uma longa expectativa e espera, conseguimos, finalmente, iniciar a vacinação dos nossos idosos contra a Covid-19. Sabemos que essa doença é altamente agressiva, para essa população, por isso iniciar a vacinação com certeza significa salvar vidas e proteger nossos idosos, que são pessoas que ajudaram a construir a história da nossa cidade. Foi muito gratificante acompanhar este momento”, enfatizou.

Machado afirmou que este foi o início da caminhada, que visa proteger cerca de 80 mil idosos em Londrina. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o município possui um lote com 3.300 doses exclusivamente para vacinar os idosos com 90 anos ou mais. Até a manhã desta quarta-feira (10), 1.452 idosos com esta faixa etária efetuaram o cadastro prévio da vacinação contra a Covid-19 desde sábado (5), quando iniciou o cadastramento. Aqueles que ainda não se cadastraram ainda podem fazer o cadastro on-line, no mesmo link, aguardar a validação e, por fim, fazer o agendamento para recebimento da dose.

A SMS esclarece que, mesmo as pessoas que já tiveram diagnóstico de Covid-19 podem ser vacinadas, contudo, a recomendação é que a dose seja adiada para os pacientes que se encontram na fase ativa da doença ou que estejam com quadro febril.

Até o momento, o município de Londrina recebeu 22 mil doses da vacina contra a Covid-19. O imunizante está sendo adquirido pelo Ministério da Saúde e repassado aos municípios pelo governo do Estado. Nesta etapa, além dos idosos, também estão sendo vacinados profissionais e trabalhadores da saúde.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.