Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O sarampo voltou a circular Brasil. Três estados estão registrando casos ativos da doença. O estado de São Paulo concentra 90% dos casos.

sarampooPara prevenir o aparecimento de novos casos, o Ministério da Saúde está recomendando a vacinação de reforço para crianças de seis meses a menores de um ano, que moram ou vão viajar para locais onde há surto de sarampo. Essa vacinação deve ser feita pelo menos 15 dias antes da data prevista para a viagem. A lista de municípios está disponível no site www.saude.gov.br/sarampo.

É importante ressaltar que essa é uma dose extra da vacina, portanto, não deve interferir na rotina prevista no Calendário Nacional de Vacinação. Todas as crianças do país devem continuar seguindo a orientação do Calendário Nacional de Vacinação: tomar a tríplice viral (D1) aos 12 meses de idade (1ª dose); e aos 15 meses (2ªdose), tomar a vacina tetra viral ou a tríplice viral + varicela.

Todos as pessoas de 1 a 49 anos de idade devem estar vacinadas contra sarampo. O esquema de vacinação é diferente de acordo com a idade.

Para esclarecer como deve ser a vacinação contra o sarampo, o Diretor do Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis, Júlio Croda responde à TV Saúde as principais dúvidas sobre o assunto.

Assista aqui!

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios