Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O sarampo voltou a circular Brasil. Três estados estão registrando casos ativos da doença. O estado de São Paulo concentra 90% dos casos.

sarampooPara prevenir o aparecimento de novos casos, o Ministério da Saúde está recomendando a vacinação de reforço para crianças de seis meses a menores de um ano, que moram ou vão viajar para locais onde há surto de sarampo. Essa vacinação deve ser feita pelo menos 15 dias antes da data prevista para a viagem. A lista de municípios está disponível no site www.saude.gov.br/sarampo.

É importante ressaltar que essa é uma dose extra da vacina, portanto, não deve interferir na rotina prevista no Calendário Nacional de Vacinação. Todas as crianças do país devem continuar seguindo a orientação do Calendário Nacional de Vacinação: tomar a tríplice viral (D1) aos 12 meses de idade (1ª dose); e aos 15 meses (2ªdose), tomar a vacina tetra viral ou a tríplice viral + varicela.

Todos as pessoas de 1 a 49 anos de idade devem estar vacinadas contra sarampo. O esquema de vacinação é diferente de acordo com a idade.

Para esclarecer como deve ser a vacinação contra o sarampo, o Diretor do Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis, Júlio Croda responde à TV Saúde as principais dúvidas sobre o assunto.

Assista aqui!

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.