Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Londrina participa do movimento, que está em sua sexta edição em todo o Brasil

A Secretaria Municipal de Saúde de Londrina vai realizar duas ações alusivas ao Janeiro Branco, movimento que discute a importância de cuidar da saúde mental e ocorre em sua sexta edição em todo o Brasil. O tema será abordado na Roda de Terapia Comunitária, nesta sexta-feira (18), na Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Ricardo, das 7h30 às 8h30, na Rua Rosa Branca, 246, região leste.

Segundo a coordenadora de Práticas Integrativas da Secretaria Municipal de Saúde, Jucelei Boaretto, que vai conduzir a Roda de Terapia junto à assessora Claudia Fazenda, o tema da conversa será “O que faço para cuidar da minha saúde mental?”. De acordo com Jucelei, durante a atividade, os participantes trazem o que eles têm feito pela saúde mental no dia a dia. “Por meio desta pergunta, as pessoas conseguem resgatar pequenas estratégias que elas podem fazer por elas mesmas e recebem dicas e sugestões da própria comunidade”, contou.

Jucelei destacou que é importante pensar na saúde mental e discutir o Janeiro Branco, visto que Ministério da Saúde preconiza traçar ações de promoção da saúde e prevenção de doenças. “Sabemos que muitas enfermidades são ocasionadas pelas condições emocionais dos seres humanos. Assim como cuidamos do corpo, precisamos tratar da saúde emocional, pois muitas vezes os acontecimentos do dia a dia que não aceitamos acabam ocasionando sofrimento psíquico”, disse.

Como exemplo, Jucelei citou a morte de um familiar. “Se a pessoa que sofreu a perda não conversar sobre isso, não elaborar o luto, ela pode apresentar quadro de tristeza e até de depressão e ansiedade. Por isso temos que olhar para nossa saúde mental e cuidarmos de todo o nosso organismo. Falar sobre o Janeiro Branco é uma maneira de promover a saúde da população, ensinado a ela as estratégias para prevenir doenças que tem causa em fundo emocional”, ressaltou. 

Após a Roda de Terapia Comunitária na UBS da Vila Ricardo, a atividade acontecerá no mesmo dia no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), das 9 às 10h30. O local fica na Dib Libos, 25, esquina com avenida Celso Garcia Cid.
Dayane Albuquerque/NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.