Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

As doses já estão sendo aplicadas em crianças de 6 meses a menos de 6 anos, gestantes ou mulheres que tenham tido parto nos últimos 45 dias

A Unidade Básica de Saúde (UBS) do Ouro Branco sediou, nesta quarta-feira (10), a abertura da Campanha de Vacinação Contra a Gripe, também conhecida por influenza. De hoje até o dia 19 de abril, a vacinação será exclusiva para crianças de 6 meses a menos de 6 anos, gestantes e puérperas, que são as mulheres que tiveram parto nos últimos 45 dias. O lançamento da campanha contou com a presença do secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, acompanhado da diretora de Vigilância em Saúde do Município, Sônia Fernandes.

O secretário afirmou que a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é imunizar, pelos menos, 90% da população que faz parte do público-alvo da ação. “Nós vamos buscar, como nos outros anos, a conscientização da população. A vacina é gratuita, está à disposição dos grupos prioritários em todas as UBSs, e a população precisa colaborar, para que a gente atinja, pelo menos, a meta do Ministério da Saúde, que é de 90%. Aqui em Londrina, isso representa quase 170 mil pessoas que teremos que vacinar no curso desta campanha”, detalhou.

Na primeira fase, serão vacinadas apenas as crianças, gestantes e puérperas, pois estes grupos são os que tiveram o menor índice de cobertura dos últimos anos. Com essa medida inédita, a previsão é aumentar a proteção entre essa faixa da população. “Não há um método mais seguro ou mais eficaz para proteção do que a vacinação. A vacina é segura, passa por rigorosos testes antes de vir ao mercado e precisamos lembrar que, nos casos extremos, o vírus influenza pode causar o óbito. Já tivemos mortes por gripe em outras ocasiões, então não há porque não se vacinar”, destacou Machado.

As 46 mil doses necessárias para esta primeira etapa já foram disponibilizadas nas UBSs, e basta que a pessoa compareça na unidade tendo em mãos a carteira de vacinação para receber a dose. Se possível, também é solicitada a apresentação de documento de identificação com foto.

De 22 de abril a 30 de maio, a campanha irá abranger também outros grupos com fatores de risco em relação à gripe. Os principais são: idosos que já possuam idade igual ou superior a 60 anos, ou que completem 60 anos em 2019; profissionais que atuem na saúde, seja no poder público ou não; professores que estejam em atividade; funcionários do sistema prisional; e a população indígena. Os demais grupos prioritários serão atendidos diretamente pela UBS de referência.

Como a vacina contra gripe pode ser aplicada com outros tipos de vacina, se a pessoa estiver com a carteira de vacinação incompleta, a equipe da UBS poderá aplicar as demais doses faltantes. A restrição para receber a vacina tríplice, fornecida pelo Ministério da Saúde, são bebês com menos de 6 meses de vida. E, no caso de pessoas com alergia grave ao ovo de galinha e seus derivados, a imunização é liberada, desde que sob supervisão médica.

A diretora de Vigilância em Saúde da SMS lembrou ainda que a vacina contra gripe é tríplice, ou seja, protege contra dois vírus de gripe A e um da gripe B. “Estes são os principais tipos de gripe que estão circulando no país. E a vacina é produzida com uma pequena parte do vírus, ou seja, ela não tem a capacidade de provocar a doença. Na verdade, ela só vai ensinar o organismo a como se defender contra o vírus, e é extremamente eficaz e segura”, afirmou.

Sobre os possíveis efeitos colaterais que a vacina contra gripe pode apresentar, estão febre baixa, dor no local da aplicação e um leve mal-estar. “Apenas as crianças abaixo de seis meses não podem ser imunizadas. Os demais casos são os que chamamos de adiamento, ou seja, deixar a vacina para depois, quando o indivíduo está com uma doença e com febre alta. Então nessas situações adiamos a vacinação, mas por uma questão de segurança”, citou.

Logo no início da campanha, na manhã de ontem (10), a auxiliar administrativo Aline Fernandes Massi levou a filha Isabela, de três anos, para ser vacinada contra a influenza. Ela explicou que a pequena é imunizada todos os anos. Por isso, neste ano, apenas uma dose será necessária para proteger Isabela contra a gripe. “O coração aperta por conta da dor da vacina, mas sei que é para o bem dela. Todos os anos trago para vacinar, e temos que cuidar enquanto o posto de saúde oferta para nossas crianças. Ela já teve gripe, mas nada forte, porque a vacina auxilia bastante”, comentou.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.