Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Encontro no escritório do Sebrae/PR em Londrina, com superintendente do Hospital Sírio Libanês, Gonzalo Vecina Neto, será nesta terça-feira, às 19h30

Lideranças do setor de saúde de Londrina e Região têm encontro marcado nesta terça-feira, dia 9, às 19h30, no Sebrae/PR, com o médico e administrador de empresas com foco em saúde Gonzalo Vecina Neto. Superintendente do Hospital Sírio Libanês desde 2007, um dos principais centros médicos do Brasil e América Latina, com sede em São Paulo, Dr. Gonzalo, como é conhecido e reconhecido internacionalmente, falará às lideranças regionais sobre as principais tendências do setor da saúde no País e no mundo.

O bate-papo com Dr. Gonzalo, sobre os desafios e avanços do setor, acontece uma dia antes da abertura oficial do 1º Fórum Paranaense de Gestão Empresarial de Serviços de Saúde, uma realização do Sebrae/PR com o apoio da Associação Médica de Londrina e Grupo Salus – Saúde Londrina União Setorial. Durante dois dias, especialistas convidados falarão sobre temas relevantes e estratégicos para o fortalecimento da cadeia produtiva dos serviços de saúde privada de Londrina e Região como marca de excelência.

“A saúde passou por muitas transformações nos últimos 30 anos e a sua gestão passou a ser muito importante, seja no sistema público, seja no sistema privado”, afirma Dr. Gonzalo. Segundo ele, o aumento dos fluxos migratórios com foco na urbanização, a inserção da mulher no mercado de trabalho, a mudança de perfil da mortalidade, o aumento da expectativa de vida, somados à explosão da internet, que socializou a informação, e às novas tecnologias, na fabricação de medicamentos, mudaram completamente o cenário do setor.

“Passamos a ter mais gente consumindo os serviços de saúde, mais gente informada, mais tecnologias disponíveis. A necessidade, por exemplo, de médicos por habitantes aumentou. De dez anos para cá, o indicador da OMS (Organização Mundial da Saúde) passou de um medico para cada 1 mil habitantes para um médico a cada 300 habitantes.” Todas essas mudanças, de acordo com o superintendente do Sírio Libanês, não foram devidamente percebidas, o que gerou uma “paralisia frente ao que não se pode enfrentar”.

Por conta disso, no seu entendimento, cria-se uma necessidade de um arranjo gerencial diferente, além de mais recursos para se investir no setor. “Percebemos que a administração estatal não consegue mais dar conta como antes. A dinâmica do setor de saúde, de um hospital privado, de clínicas e consultórios, mudou muito. O empreendedorismo, em qualquer atividade humana, é muito importante, porém não podemos esquecer que saúde é um bem público, regulado pelo Estado e pela Constituição”, adverte.

Para Dr. Gonzalo, quando o que está em jogo é a saúde e o bem-estar da população, essa regulação, que é de responsabilidade do poder público, “cria fronteiras muito estritas para o exercício do empreendedorismo”. “Um plano de saúde baratinho, que não atenda seus usuários, não pode ser visto como iniciativa empreendedora.” Ou seja, segundo ele, o ideal é construir um conjunto de ações, com mais recursos para a saúde e, ao mesmo tempo, de estímulo à atividade empreendedora no setor, com inovação e tecnologia.

O superintendente do Sírio Libanês assinala que iniciativas como o Projeto Saúde Privada de Londrina e Região, do Sebrae/PR, para fortalecer a competitividade empresarial e estrutural de clínicas, consultórios, laboratórios, home care e serviços de cuidados, são importantes para setor enfrentar os desafios que se colocam. A assistência à saúde, hoje no Brasil, contabiliza Dr. Gonzalo, é 70% privada. “Precisamos rever e discutir cada vez mais a relação público-privada no País. Quanto mais o setor estiver organizado, melhor será.”

Sobre o encontro com lideranças do setor da saúde de Londrina e Região, Dr. Gonzalo destaca estar honrado em poder compartilhar sua experiência e pontos de vista sobre os rumos da saúde brasileira. “Será um bate-papo produtivo, no qual falaremos de temas relevantes para o setor.” Simone Millan, consultora e gestora do Projeto Saúde Privada do Sebrae/PR, diz que a presença do superintendente do Sírio Libanês em Londrina será importante para fortalecer o trabalho de articulação do setor já iniciado pelas lideranças.

Fórum estadual

Londrina sediará, nesta quarta e quinta-feira, dias 10 e 11 de setembro, o 1º Fórum Paranaense de Gestão Empresarial de Serviços de Saúde. O evento, cujo investimento é de R$ 100 por participante, é aberto para proprietários de micro e pequenas empresas do setor, dentre os quais consultórios e clínicas médicas, odontológicas, de psicologia, fonoaudiologia, fisioterapia e nutrição; laboratórios; e home care e serviços de cuidados.

As discussões, que serão realizadas à noite, a partir das 19 horas, têm como objetivo preparar e conscientizar empresários do setor da saúde privada sobre a importância de se investir em gestão empresarial, no dia a dia de seus empreendimentos. Em pauta, as tendências e perspectivas para pequenas empresas do setor; o fim do mito consultório x empresa; e as melhores práticas de gestão empresarial para pequenos negócios do setor da saúde.

Especialistas convidados farão palestras no Fórum, que acontecerá no Master Buffet, na Rua Desembargador Hugo Simas, nº 61, em frente ao Country Club. Fábio Zugmam, autor dos livros “Administração para profissionais liberais”; “Empreendedores esquecidos”; “Mito da Criatividade”; “Criatividade sem segredos”; e coautor do “Dicionário de termos de estratégia empresarial”, abre o circuito oficial de palestras, nesta quarta-feira, dia 10, às 19h30.

Os outros palestrantes do Fórum são Maurício Mansur, consultor de Marketing, que falará, também no dia 10, sobre “Posicionamento e gestão de marketing na saúde”. E Raelson de Lima Batista, que, na quinta-feira, dia 11, abordará “Sustentabilidade financeira: o desafio do negócio da saúde”. Orlando Pavani Junior também fará palestra no dia 11. Mestre em Administração Integrada e em Administração e Desenvolvimento Empresarial, discorrerá sobre “Evolução da gestão empresarial utilizando os modelos de excelência em gestão”.

Para inscrições e mais informações sobre como participar do 1º Fórum Paranaense de Gestão Empresarial de Serviços de Saúde, os proprietários de micro e pequenas empresas dos serviços de saúde privada podem ligar para o telefone (43) 3373-8012 ou mandar e-mail para sshavarski@pr.sebre.com.br.

Leandro Donatti/Asimp/Sebrae/PR

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.