Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Enquanto para o herói Orfeu, da mitologia grega, a lira era o instrumento musical favorito, a Secretaria Municipal de Saúde tem no LIRAa (Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti) uma ferramenta essencial na elaboração de estratégias de combate ao mosquito da dengue.

O levantamento divulgado ontem (15) mostra que o índice de infestação na cidade está satisfatório: apenas 1% de todos os imóveis apresentam criadouros do mosquito. A região da cidade onde o índice de infestação encontra-se mais alto é o centro, com 1,47%; paralelamente, a região sul, onde apenas 0,37% dos imóveis contêm focos, é a área menos acometida pelo Aedes aegypti. Já em relação às UBSs, a Unidade em cuja área de abrangência há mais imóveis com focos é a do bairro Vivi Xavier, com 2,56%. As UBSs da Vila Ricardo e Mister Thomas destacam-se por não terem apresentado nenhum criadouro (0,0%).

Durante a realização do LIRAa, foram visitados 9.236 imóveis. Para Suzana Verlingue Rodrigues, secretária de saúde em exercício, o baixo índice de infestação na cidade reflete as medidas que vêm sendo tomadas contra a proliferação do Aedes aegypti. “Os últimos mutirões conseguiram remover muito lixo, especialmente dos terrenos baldios, o que dificulta a reprodução do mosquito”, declara.

Apesar disso, os agentes de endemias frequentemente têm encontrado criadouros em vasos de flores. Para corrigir esta situação, a Secretaria Municipal de Saúde intensificará as iniciativas de conscientização. Serão afixados cartazes em empresas e locais públicos, e os agentes de endemias realizarão ações de educação continuada nos domicílios visitados. “É importante que as pessoas se lembrem de colocar areia nos pratinhos dos vasos. É uma ação simples, mas que contribui bastante para o combate ao mosquito”, diz Suzana.

Como funciona o LIRAa?

Elaborado a cada três meses, o LIRAa é um relatório baseado em inspeções rápidas,  que abrangem cerca de 5 a 10% de todos os imóveis da cidade. O procedimento é realizado inteiramente pelos Agentes de Endemias, e os imóveis a serem visitados são selecionados aleatoriamente por meio de um programa de computador fornecido pelo governo federal. “Por ser um levantamento rápido, o LIRAa não compreende ações educativas e de conscientização. Durante sua elaboração, os agentes verificam se há a presença de criadouros e, se os encontram, realizam também a sua eliminação”, explica a Diretora de Vigilância em Saúde, Mara Alice Zanetti.

A importância do LIRAa reside no fato de que o levantamento oferece um panorama mais completo dos índices de infestação por Aedes aegypti na cidade. Em suas visitas cotidianas, os agentes de endemias já elaboram relatórios básicos, que alimentam a base de dados da Secretaria Municipal de Saúde e ensejam a adoção de providências pontuais de combate ao mosquito. No entanto, o LIRAa é um mapeamento mais abrangente, que fornece informações necessárias à adoção de planejamentos de âmbito municipal.

Os dados divulgados pelo levantamento rápido consistem no número de imóveis vistoriados, tipo e quantidade dos criadouros encontrados. Os índices de infestação são definidos da seguinte forma: até 1%, satisfatório; acima de 1% até 3,9%, situação de alerta; acima de 3,9%, situação de risco. Essas informações revelam à Secretaria Municipal de Saúde quais são os bairros em situação mais problemática em relação à infestação de Aedes aegypti. Assim, o LIRAa ajuda a definir estratégias de combate ao mosquito, tais como: ações educativas e/ou de conscientização; o uso do nebulizador UBV costal – máquina portátil, semelhante a uma mochila, usada para disseminar inseticida- e/ou do nebulizador de Ultra Baixo Volume Pesado (UBV), popularmente conhecido como fumacê.

Mara frisa que as estratégias não precisam ser adotadas necessariamente após a conclusão do levantamento: “Há ocasiões em que, quando percebemos que a situação de determinada região é bastante crítica, realizamos ações antes mesmo do LIRAa estar concluído, como por exemplo mutirões de limpeza”.

Assim, o Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti pode ser comparado a uma fotografia, que revela a situação da infestação de dengue no município no momento em que foi realizada.

Núcleo de comunicação/PML
#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.