Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Promovida pela CAAPSML, a ação oferece, gratuitamente, o exame preventivo de mamografia para usuárias do Plano de Assistência à Saúde da instituição

A Caixa de Aposentadoria e Pensões dos Servidores Municipais de Londrina (CAAPSML) está promovendo, até a próxima quinta-feira (31), a 4º edição da Campanha de Prevenção ao Câncer de Mama. Destinada a todas as usuárias do Plano de Assistência à Saúde da instituição, com idade igual ou superior a 35 anos, a ação envolve a realização gratuita do exame preventivo de mamografia, em qualquer clínica de imagem da cidade. A ação .possui parceria com todas as clínicas de imagem da cidade, além de apoio, por meio de palestras, do Instituto de Câncer de Londrina (ICL).

Para efetuar o diagnóstico não é necessária a apresentação de um pedido médico. Interessadas devem ligar para alguma clínica de confiança pessoal e fazer o agendamento. O resultado, depois de emitido, precisa ser levado a um médico especialista. A CAAPSML dispõe de uma ginecologista para garantir a continuidade do procedimento.

Iniciada no dia 1º de outubro, a ação ocorre, anualmente, desde 2016. Em 2018, 1.242 mulheres participaram do processo. “A campanha é uma forma de prevenção do público feminino. Uma maneira de alertar nossa usuária sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. Há um estudo que diz que se a mulher detectar o câncer no início, ela tem 95% de chance de cura. Ou seja, há uma possibilidade significativa de reabilitação”, contou a diretora de Assistência à Saúde, Maria Terezinha Punhagui de Carvalho.

A campanha integra as ações do mês de conscientização ao câncer de mama, “Outubro Rosa”. Como o Plano de Assistência à Saúde da CAAPSML possui um modelo de coparticipação, um exame de mamografia, fora do calendário estipulado pela campanha, sairia por um valor de 30% do diagnóstico total. “O Outubro Rosa é uma mobilização para direcionar o olhar à saúde, especificamente, ao câncer de mama. A mulher precisa entender que o câncer não bate na porta. É preciso realizar o exame. Caso seja diagnosticada, o tratamento será muito mais rápido. É um alerta. Um fator de risco. Não é necessário ter medo, precisamos pensar que nós devemos fazer e cuidar”, disse a diretora.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.