Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Atividades vão ocorrer durante o mês de setembro e são abertas à população em geral; a Prefeitura de Londrina participa da campanha

Com a finalidade de conscientizar e informar a população sobre a doença de Alzheimer, durante todo o mês de setembro está sendo realizada a campanha “Porque eu me importo”. A ação tem apoio e participação da Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), e conta com diversas atividades abertas ao público em geral, como oficinas e palestras. A programação completa está disponível no site do projeto, no link www.porqueeumeimporto.com.br.

A campanha “Porque eu me importo” é uma realização da Universidade Estadual de Londrina (UEL) em conjunto com o Grupo de Estudos sobre o Envelhecimento (Gesen) e a Paróquia São Vicente de Paulo. As atividades desenvolvidas têm como foco desmistificar a doença, orientando sobre os sintomas, formas de prevenção, diagnósticos e tratamentos.

De acordo com a assistente social e gerontóloga da Policlínica Municipal, Liz Clara Ribeiro de Campos, o trabalho de conscientização é importante porque muitas pessoas sofrem de Alzheimer, mas ainda não foram diagnosticadas, portanto ainda não recebem os cuidados necessários. “Alguns familiares ou cuidadores notam que a pessoa começa a se esquecer das coisas, mas consideram isso como algo natural do envelhecimento. E no Alzheimer os sintomas evoluem gravemente. O diagnóstico correto é importante porque quanto mais cedo a doença é identificada, melhores serão os resultados do tratamento”, afirmou.

Outra questão que será abordada durante a campanha são as formas de prevenção contra a doença, que é a maior causa de demência entre idosos. “Vários especialistas, entre neurologistas e geriatras, afirmam que estimular o cérebro, cuidar bem da alimentação, praticar exercícios e atividades físicas ao longo da vida reduzem a possibilidade de ter a doença. Isso, somado a carga genética, deve ser levado em consideração para evitar o desenvolvimento do Alzheimer”, frisou Liz Clara.

Dentro da programação da campanha, nesta terça-feira (6), Liz Clara conduz a palestra “Memória e envelhecimento” no Centro Universitário Filadélfia (Unifil), às 19 horas. A participação é gratuita, e haverá emissão de certificado para quem fizer inscrição prévia no site http://goo.gl/GJ75dL. A palestra será realizada na sala 311 da Unifil, que fica na avenida Juscelino Kubistchek, 1626.

Ainda nesta semana, na quinta-feira (8), a campanha realiza a palestra “Cuidados com o Cuidador”, com o fisioterapeuta Alexandro Mattos. O evento será às 19 horas na Comunidade Adventista, localizada na rua Deputado Nilson Ribas, 1.200.

Atendimento

Liz Clara é coordenadora do grupo de estímulo da memória na Policlínica Municipal, que atende atualmente 14 pessoas diagnosticadas com Alzheimer. Ela contou que o atendimento começa na Unidade Básica de Saúde (UBS), que encaminha o paciente com suspeita de Alzheimer para a Policlínica.

Com o diagnóstico confirmado, a pessoa passa a receber o tratamento e é inserida no grupo de atividades de acordo com o seu perfil. “Ali, a memória é estimulada através de músicas, textos, poesias, escritas, jogos, e principalmente com a comunicação. A pessoa portadora do Alzheimer precisa falar e se expor, então incentivamos isso de maneira lúdica e divertida para que todos os participantes se sintam a vontade”, explicou a assistente social.

Juliana Gonçalves/NC/PML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.